Prefeitura libera trânsito nas novas alças de acesso à Av. Dez de Dezembro
Obra conta com a construção das alças/rotatória, duplicação de pista, recape asfáltico das vias do entorno, adequação de calçadas, instalação de luminárias de LED, modernização do sistema de drenagem das águas da chuva e sinalização viária
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Na manhã desta terça-feira (18), os motoristas começaram a utilizar as novas alças de acesso à Avenida Dez de Dezembro, que interligam à Rua Bolívia (região central) e à Rua da Aeronáutica (zona leste). A Prefeitura de Londrina fez a liberação do trânsito às 9h. Elas dão várias opções de rotas, para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana nos sentidos norte-sul e sul-norte da Avenida Dez de Dezembro.
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Os trabalhos incluíram a construção das alças interligando a avenida Dez de Dezembro com a rua Aeronáutica, rotatória interligando a rua Peru, duplicação de trecho da rua Bolívia, construção de calçadas, adequações dos trechos já existentes, a modernização do sistema de drenagem pluvial, a instalação de pontos de iluminação em LED e a sinalização viária horizontal e vertical. A empresa contratada foi a TCE Engenharia, que recebeu R$ 2,9 milhões. “Era uma obra esperada, porque o trânsito é caótico nos horários de pico, então detectamos a importância dela. Foi feito um trabalho pelos técnicos da Prefeitura, viabilizamos os recursos, fizemos o projeto, licitamos a obra e acompanhamos cada passo dela e hoje entregamos com satisfação”, disse o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.
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Para o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, as alterações no trânsito vêm atender aos pedidos de anos, que os moradores da região faziam à Prefeitura de Londrina. “É uma obra de importante mobilidade urbana, tendo em vista que desafoga o trânsito. Vai ajudar as pessoas que moram na Rua Charles Lindemberg e que sempre reclamavam do trânsito ser grande e atrapalhar a população do local. Além disso, com essa obra, a gente consegue dar outras soluções de caminhos, para que a população possa se deslocar de forma melhor”, explicou Cortez.
Entenda a obra – Para quem vem da região norte ou do centro de Londrina e quer acessar o Centro Cívico, a Avenida Duque de Caxias ou o Aeroporto Governador José Richa vai poder fazer isso de forma muito mais rápida e com maior segurança. Da mesma forma, quem vem da região sul e quer acessar o Centro Cívico e a Avenida Duque de Caxias também poderá fazer o mesmo, porque as alças/rotatória construídas na ligação com a rua Peru, na Vila Brasil, possibilitam um novo ramal de fluxo viário a partir de uma das avenidas mais utilizadas de Londrina.
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Da mesma forma, para quem usa a Rua Charles Lindemberg sentido aeroporto, poderá continuar dirigindo na Avenida Dez de Dezembro até a alça com a Rua Bolívia, chegando à rotatória da Salgado Filho e tendo acesso a todas direções com maior facilidade e fluidez da trânsito. Essa é uma rota inédita que permite, agora, uma passagem direta com pista duplicada até a rotatória da Praça João Negrão, que dá acesso a diferentes ruas da região leste como: as avenidas Salgado Filho e Comandante João Ribeiro de Barros, e a rua Augusto Severo, que leva à Avenida Santos Dumont.
Segundo o diretor de trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalbem, a ideia é fazer com que as pessoas que acessam a Rua Charles Lindemberg, para irem até a região do Aeroporto ou até a PR 445, tenham mais uma opção, ou seja, poderão acessar o viaduto da Rua Bolívia pela alça, pegando a Av. Dez de Dezembro com menos congestionamento, semáforos, lombadas e com a pista maior e mais limpa.
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Para orientar corretamente os motoristas, agentes de Trânsito da CMTU estarão no local hoje e nos próximos dias. “Acredito que o trânsito no cruzamento da Avenida Dez de Dezembro com a Rua Portugal deva desafogar. Mas, a gente vai estar acompanhando, porque temos que ver o comportamento dos motoristas, quais as opções que eles vão preferir e onde vai ter um congestionamento maior. Vamos incentivar as pessoas para virem para cá e desafogar a Rua Charles Lindemberg”, explicou o diretor de trânsito da CMTU.
Outra alça, pela própria da rua da Aeronáutica, dá saída direta da zona leste descendo à esquerda para a avenida Dez de Dezembro, logo após o cruzamento do viaduto com a rua Bolívia. Quem utiliza essa via, após passar o viaduto, tem agora a opção de descer diretamente para a Dez de Dezembro pela alça, ou continuar seguindo em frente, como antes já era possível.
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No entanto, houve uma breve alteração de trânsito para aqueles que trafegavam pela rua da Aeronáutica, no sentido sul-norte, e anteriormente conseguiram chegar até a rua Bolívia. Agora, somente é possível ir até a altura da rua Benjamin Lins, precisando subi-la à esquerda, no sentido da avenida Comandante João Ribeiro de Barros, a partir da nova parada de cruzamento sinalizada neste ponto da pista.
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Para a moradora da Rua Peru há 30 anos, Istela Rosa, a rotatória naquela localidade deve melhorar o trânsito e a segurança para os moradores, visto que, além das melhorias no asfalto, foram instaladas luminárias de LED. “Acredito que a obra vai trazer mais segurança, porque vai ter mais movimento de carros e pessoas. Antes, quando fecharam o posto de gasolina que tinha aqui e a rua, ela ficou sem movimento e até um homem tentou entrar na minha casa. Agora, colocaram LED, que era um pedido nosso antigo e abriram o trânsito aqui. Pode ser que até os imóveis valorizem. Eu estou gostando da obra”, disse a moradora.
Iluminação – Nos cruzamentos da Rua Bolívia com a Avenida Dez de Dezembro, a Londrina Iluminação instalou LED em trechos de vias do Jardim Dom Pedro, na Rua da Aeronáutica (entre as ruas Benjamin Lins e o acesso do Viaduto João Sampaio), na própria entrada do viaduto, que passa sobre a avenida, e na Rua Enzo Rufino, totalizando 16 unidades. O mesmo viaduto também ganhou outras três pontos de iluminação. Do outro lado da avenida, já na Vila Brasil, foram instaladas 10 unidades LED na Rua Peru, entre as ruas Borba Gato e Bolívia, e outros três pontos novos na via de acesso à nova rotatória, que foi construída no final da rua, para ligar aquela região à Avenida Dez de Dezembro, sentido centro-sul.
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Melhorias no entorno – Além das alças de acesso, os moradores da região puderam perceber outras melhorias feitas pela própria Prefeitura de Londrina. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) fez o recape asfáltico da rotatória da Praça João Negrão e de trechos das ruas Peru, Borba Gato e da Aeronáutica. Já a Londrina Iluminação instalou os novos pontos de iluminação em LED e a CMTU fez a sinalização viária nos trechos recuperados pela Prefeitura.