Cidadão

Município vistoria obras no Moringão e Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência

O ginásio de esportes Moringão vem passando por reforma em sua parte interna; já o Centro de Atendimento está sendo construído na região oeste da cidade

Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Londrina realiza mais uma etapa de fiscalizações integradas, dessa vez para o acompanhamento de duas obras em execução na cidade. A partir das 9h, haverá vistoria nas obras de construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, que está sendo erguido no Jardim Sabará, região oeste. Na sequência, a visita irá ocorrer no ginásio de esportes Moringão, espaço que passa por revitalização na parte interna, o que inclui toda a substituição e revitalização da cobertura metálica.

Para as fiscalizações, estão previstas as presenças dos secretários municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e a interina de Obras e Pavimentação, Margareth Pongelupe. Com eles, atuam engenheiros e fiscais da Prefeitura e das empresas terceirizadas responsáveis.

Foto: Secretaria de Obras e Pavimentação

O Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez, o Moringão, passa por reforma desde meados de outubro de 2021. Em fase inicial, a obra tem investimento de R$ 7.212.219,26 pela Prefeitura, que está reformando toda a estrutura de cobertura metálica do ginásio, em obra que também abrange a recuperação das instalações elétricas, climatização, novo sistema de som, iluminação e outras melhorias.

Uma das partes principais da obra é a revitalização do telhado com telhas termoacústicas, cuja substituição é feita por quadrantes, para não causar prejuízos ocasionados pelas chuvas.

As melhorias contemplam a execução de reparos e reforço na estrutura de concreto armado, além da troca das telhas para resolver o problema da infiltração generalizado que ocorre nos dias de chuva. Toda a parte elétrica completa será reestruturada, incluindo novo cabeamento estruturado – voz, dados e Circuito Fechado de TV (CFTV) – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), ar-condicionado, alarme, sonorização, iluminação LED e outros elementos.

O objetivo da obra é tornar o ginásio mais agradável, confortável, seguro e moderno, além de melhorar as condições para realização de jogos, shows, espetáculos e eventos, beneficiando todos os visitantes e usuários, bem como a vizinhança.  A empresa responsável pelas obras é a Salver Construtora e Incorporadora.

Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência – A equipe da Prefeitura de Londrina também passará pelas obras do novo Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, que está sendo construído no Jardim Sabará, região oeste, ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sabará.

A unidade está sendo implantada em um terreno cedido pelo Município, e a construção é feita pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), que irá administrar este complexo. As obras começaram em setembro de 2021 e, conforme o contrato, o prazo de execução é de 12 meses.

O novo centro para pessoas com deficiência está sendo erguido em terreno com área total de 15.600,41 m2, doado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Lei Municipal nº 12.626/2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, que colaborou com o projeto repassando recursos financeiros de emenda parlamentar, enquanto exercia mandato como deputado federal. A construção é realizada com investimento total de R$ 5.241.912, por meio de recursos viabilizados em 2016, advindos de emendas parlamentares diferentes.

A realização dos serviços está sendo feita pela PGC Engenharia de Obras Ltda., empresa contratada via processo licitatório viabilizado pelo Cismepar. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) participou da iniciativa, prestando assessoria técnica e orientações ao Cismepar quanto às adequações finais necessárias à documentação que viabilizaram a licitação da obra.

Ao todo, a construção terá 1.690 m2 e contará com recepção e sala de espera; 12 consultórios gerais; 14 salas/box de terapia; uma cabine acústica; depósito de materiais de limpeza; vestiários masculino e feminino; e almoxarifado. Também estão incluídos refeitório; sala de coordenação; arquivo; administração; dois blocos de sanitários; sala de macas; e sala de reuniões.

Mais detalhes – Este novo Centro de Atendimento poderá chegar a beneficiar mais de 100 mil pessoas com deficiência que residem nos 21 municípios da Região de Saúde do Médio Paranapanema. Atuando de forma interprofissional e intersetorial, o local vai dispor de uma capacidade instalada para atendimento a cerca de 550 pessoas por mês.

A equipe do Centro será formada por cerca de 40 profissionais de diferentes áreas de atuação, incluindo fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, medicina, enfermagem, serviço social, educação física, pedagogia, música e terapia ocupacional, entre outras.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos