Programa VIDA da rede municipal é destaque em estudo sobre saúde mental nas escolas
Levantamento avaliou 23 iniciativas de oito países, e a estratégia de Londrina se destaca entre as brasileiras; estudo foi elaborado pelo Vozes da Educação em parceria com Fundação Lemann

O Programa VIDA, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2019, foi reconhecido em um estudo que avaliou oito países em busca de iniciativas escolares bem-sucedidas e voltadas à saúde mental. O levantamento “Boas práticas de saúde mental em escolas: um olhar para 8 países” foi elaborado pelo Vozes da Educação em parceria com Fundação Lemann, e coloca o Programa VIDA em destaque dentre as ações das escolas brasileiras. O material foi apresentado durante seminário virtual do Vozes da Educação realizado no final de janeiro, e pode ser acessado on-line.

O documento cita que saúde mental não é a ausência de problemas ou transtornos, mas sim um estado de bem-estar que permite ao indivíduo perceber as próprias habilidades, lidar com as tensões cotidianas, trabalhar de forma produtiva e contribuir para sua comunidade. E as escolas são locais importantes para fortalecer o sistema de saúde mental, pautado na promoção, prevenção e recuperação, pois é durante a infância e da adolescência que se molda a base psicológica, emocional, social, cognitiva e comportamental os indivíduos.
A pandemia da Covid-19 trouxe vários desafios, e diversas questões relacionadas à saúde mental foram geradas ou agravadas. O afastamento presencial das escolas, exposição a situações de violência intrafamiliar, sequelas da própria Covid-19 e outros fatores sociais e econômicos ainda repercutem entre os estudantes, profissionais de ensino e toda comunidade escolar.
Com essa base, o levantamento analisa 23 iniciativas executadas no Brasil, Austrália, Chile, Canadá, Singapura, Reino Unido, Finlândia e Estados Unidos, analisadas com base em dez fatores de sucesso. O Programa VIDA, segundo o estudo, se destaca na atuação nacional “por apresentar maior robustez, e atende a oito dos dez critérios de sucesso estabelecidos”, que são a ancoragem legal e orçamento específico; intersetorialidade; equipe dedicada; formação dos envolvidos; material estruturado; integração com o currículo; intervenção precoce; e envolvimento da comunidade.

Oficialmente, o programa VIDA é realizado na rede municipal de ensino desde o final de 2019, quando foi realizada formação de diretores e coordenadores pedagógicos. No início de 2020, o programa foi estendido aos alunos da Educação Infantil (P4 e P5) e Ensino Fundamental I, por meio dos professores regentes. “O programa surgiu antes da pandemia, e em 2021 e 2021 foi a grande salvação. Fez ainda mais sentido ter essa iniciativa no período das atividades remotas por conta do coronavírus. Agora, nesse período de retorno das aulas presenciais, também está sendo essencial. As crianças, professores, equipes, precisam muito. E vamos cuidar da saúde mental de todos”, frisou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.
Seu objetivo principal é desenvolver a formação integral do ser humano, com apoio nos pilares considerados fundamentais: Valores, Inclusão, Desenvolvimento humano e a Afetividade. Juntos, esses valores formam o Programa VIDA, que utiliza os Círculos de Diálogos para abordar e debater temas sensíveis que fazem parte do cotidiano dos alunos, como o bullying, agressividade, preconceitos e outros.

As ações são oferecidas a cerca de 46 mil estudantes das 87 escolas e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Alguns Centros Educacionais filantrópicos e conveniados também já aderiram ao VIDA, que retoma suas atividades nesta segunda-feira (14). Os professores receberam cadernos atualizados e repaginados, que trazem 20 temas a serem trabalhados no decorrer do ano letivo.
De acordo com uma das gestoras do Programa VIDA, Carla Cordeiro, os temas variam de autoconhecimento a graduação das emoções, e são adaptados para cada turma e faixa etária. “Os alunos assistem, junto com seus professores, um vídeo introdutório do tema com uma forma de apoio sobre a emoção. Na segunda atividade, todos se sentam para realizar os Círculos de Diálogo, momento de fala e escuta em ambiente seguro para tratar do tema. E na semana seguinte, os alunos levam uma atividade sobre o mesmo tema para desenvolver em casa junto com suas famílias”, detalhou.
O programa busca criar vínculos afetivos e relacionamentos saudáveis, através de atividades diversificadas que envolvem a comunidade escolar e toda a família com um olhar restaurativo. Para isso, se baseia em três legislações referentes ao currículo escolar e conteúdo pedagógico – Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Programa Municipal de Práticas Restaurativas nas Escolas Municipais (lei municipal nº 12.467/2016), e Amor Exigente (lei municipal nº 10.910/2010).

Incentivando a adesão dos alunos às atividades, o Programa Vida traz o lúdico do mundo dos fantoches, com os “alunos” Vidinha, Kiko e Serena que, com muito sucesso, já possuem um perfil no Instagram. “São a atração do Programa; fantoches que ganharam vida e já fazem parte da rotina das escolas e de todos os eventos da Secretaria Municipal de Educação. Eles dão show de como podemos ser pessoas cada vez melhores, fazendo círculos de diálogos e aprendendo a lidar com suas emoções”, detalhou Cordeiro.
A equipe do Programa Vida inclui a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, e Andrea Militão, responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME. Conta ainda com a participação de servidores municipais de diferentes formações, como psicólogos e psicopedagogos, entre outros.