Cidadão

ProJovem Adolescente forma seis turmas amanhã

Adolescentes participaram do programa, durante dois anos, e tiveram auxílio mensal de R$ 100 mais vale transporte

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), desenvolvido em Londrina pela Secretaria Municipal de Assistência Social,  vai formar seis turmas amanhã (15). A solenidade que envolve 130 adolescentes, de 13 a 17 anos, será realizada a partir das 18h30, na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL), localizada na rua Angelina Vezozo, 85, no parque das indústrias.  

O objetivo do programa é promover atividades de convivência social, participação cidadã e formação técnica geral para jovens de baixa renda do município. Os participantes do Projovem têm direito à bolsa-auxílio no valor de R$ 100, vale transporte, material pedagógico, uniformes e lanche.

O curso tem duração de dois anos. Para participar, não é preciso estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, isso porque o programa  encaminha os jovens para os cursos profissionalizantes, no qual, eles tenham maior afinidade.

O programa realiza atividades voltadas à cidadania e à cultura. Os profissionais elaboram projetos e debates com os jovens sobre diversas áreas como meio ambiente, cultura, trabalho, saúde, direitos humanos e socioassistenciais.

Cada turma realizou um projeto comunitário. A turma da zona oeste elaborou um projeto, demonstrando a necessidade da construção de uma escola estadual na região. O projeto foi encaminhado à Secretaria Estadual de Educação.

Já os adolescentes da zona sul criaram um estudo reivindicando serviço de convivência para crianças de 6 a 12 anos e o direcionaram para a secretaria de assistência social. Os alunos da zona leste organizaram o “dia da recreação” destinado a divertir e arrecadar brinquedos para crianças de um Centro de Educação Infantil da região.

A turma do jardim Santiago produziu e instalou lixeiras na rua Figueira, visando à melhoria do meio ambiente. Os jovens do São Jorge revitalizaram o campo de futebol do bairro. E, na Vila Brasil, os formandos construíram uma travessa, ligando a rua Humberto Piccinin com a praça Arthur Thomas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos