Representantes de Londrina participam da 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
Encontro discutiu propostas de implantação de políticas públicas para mulheres e reuniu três mil participantes em Brasília
Representantes da secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina participaram da III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante os dias 12 a 15 deste mês.
A conferência reuniu três mil delegadas de todas as regiões do Brasil e resulta de um processo democrático que envolve mulheres da sociedade civil e entidades do poder público. Antes da realização da conferência nacional, são organizadas as conferências estaduais e as municipais, nas quais, são discutidas propostas de políticas públicas de gênero.
A delegação de Londrina contou com a presença da secretária municipal, Sueli Galhardi, uma representante da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) e quatro pessoas da sociedade civil organizada.
Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, “é extremamente importante participar da conferência, porque nós conhecemos e interagimos com mulheres do Brasil inteiro e isso nos faz perceber o quanto avançamos e quantos desafios ainda temos para alcançar com as políticas para as mulheres”.
Foram discutidos diversos assuntos que precisam da implementação de políticas públicas específicas como, por exemplo, o fim da desigualdade de gênero, maior autonomia política e cultural para as mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos. A legalização do aborto foi o tema mais polêmico da conferência.
A presidente da República, Dilma Rousseff, e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, abriram a conferência. Além delas, a ex-presidente do Chile e atual diretora executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, também estava presente e discutiu sobre o combate das desigualdades no mundo.
A cidade de Londrina é uma das mais avançadas em relação às políticas públicas de gênero e conta com o I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, que segue as diretrizes do I e II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, elaborados pelo governo federal.