Agricultura divulga balanço de hortas comunitárias
O projeto das Hortas Comunitárias envolve diretamente 10 mil pessoas entre famílias que cuidam dos canteiros, projetos escolares e distritos policiais
Projeto envolve 10 mil pessoas entre famílias que cuidam dos canteiros, projetos escolares e distritos policiais
O município de Londrina conta atualmente com 34 hortas comunitárias. A primeira horta de 2012 foi inaugurada na terça-feira desta semana. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e beneficia diretamente mais de 10 mil pessoas, entre familiares que cuidam do cultivo dos canteiros, alunos do ensino municipal que dispõem de hortas nas escolas e nos 3º e 4º distritos policiais.
Segundo o coordenador do Programa de Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka, a ideia é que, em 2012, sejam instaladas três hortas comunitárias por mês, o que vai resultar em mais 36 hortas implantadas na cidade, ou seja, ao todo, serão 70.
A instalação das hortas depende da reivindicação dos moradores da comunidade. Os interessados entram em contato com a Secretaria que envia técnicos para estudar o local e se reunir com a população do entorno. Nas regiões oeste e leste, estão instaladas sete hortas em cada uma, na norte são nove, na sul, são dez e, no centro, há uma.
Para a secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento em exercício, Patrícia Fávaro, o projeto é necessário para a cidade, porque ajuda a gerar renda às famílias envolvidas, estimula o cultivo e o consumo de hortaliças na comunidade, revitaliza o meio ambiente e promove a organização popular. O tamanho das hortas varia conforme o terreno, no qual estão instaladas. A menor mede 200 metros quadrados e a maior tem 4.000 metros quadrados e conta com um pomar, onde estão plantados 91 pés de árvores frutíferas e fica na região sul da cidade. Em média, as hortas medem 2.500 metros quadrados.
A Prefeitura viabiliza a aração da terra, adubação inicial com esterco, encanamento da água utilizada para irrigação das hortaliças e as mudas iniciais. Cabe à comunidade, dar continuidade ao plantio. Os moradores podem cultivar, consumir ou vender as hortaliças produzidas. Grande parte das hortas instaladas utiliza água proveniente de minas para a irrigação. O município conta também com horta 100% sustentável, como é o caso da inaugurada na Rudolf Diesel, na Vila Industrial. Nela, utiliza-se uma bomba natural acionada pela força da água, chamada aríete, mais conhecida como bomba “martelinho” para irrigação.
Os interessados em cultivar uma horta comunitária precisam entrar em contato com a Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento pelo telefone 3372-4787.
Foto: Luiz Jacobs