Assistência Social finaliza ciclo de capacitações nesta quinta-feira (31)
Cerca de 500 profissionais estão participação da formação, que visa melhorar o atendimento aos usuários dos serviços socioassistenciais

Após uma rodada de encontros, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) vai finalizar o ciclo de oficinas de Alinhamento Conceitual sobre Proteção Social com os trabalhadores da rede de serviços socioassistenciais dos dez territórios de Londrina. O décimo e último encontro será nesta quinta-feira (31), das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura de Londrina, que fica no segundo piso da sede administrativa (Av. Duque de Caxias, 635, Centro Cívico).
Durante o mês, cerca de 500 pessoas estão passando pela capacitação profissional. O objetivo é qualificar todos os profissionais da SMAS e da rede de serviços, a fim de melhorar o atendimento dos usuários da política de assistência social. Por isso, não apenas os servidores da Prefeitura de Londrina estão participando, mas também os trabalhadores que atuam nas instituições sociais conveniadas à Prefeitura. Há profissionais atuantes em todos os territórios do município, ou seja, do Norte A e B; Sul A e B; do Centro A e B; do Leste; do Oeste A e B e da Rural.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, a partir de uma análise de conjuntura ampla, decidiu-se realizar o ciclo de oficinas. Antes, elas eram exclusivas para os técnicos da pasta. Agora, todos os profissionais devem participar da qualificação continuada. Para tanto, as oficinas foram divididas em três pilares, que são: a referência e contra-referência dos serviços socioassistencias; a vigilância socioassistencial e a educação permanente.

No primeiro ponto, os profissionais aprendem mais sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os serviços que devem ser referência para cada cidadão, enquanto pessoa atendida pela assistência social. No segundo, pretende-se aproximar os territórios aos usuários, acompanhando de perto o que a população necessita e o que pode ser aprimorado, ou seja, tudo que é necessário para uma atuação mais prática e ágil. Por fim, o terceiro eixo é a educação continuada visando à promoção de cursos, oficinas e qualificação profissional para todos, como a que ocorreu hoje (29) e acontecerá na quinta-feira (31). “Todos os participantes estão recebendo as oficinas com muita alegria, porque elas marcam a volta às capacitações presenciais. Vemos que na conjuntura nacional temos um recuo das políticas públicas, mas Londrina tem uma particularidade, porque o município está avançando. Então, é evidente que os trabalhadores da assistência social ficam satisfeitos e se sentem mais comprometidos com o trabalho diário”, explicou Micali.
Com as oficinas, a Secretaria Municipal de Assistência Social pretende fazer com que todos os usuários sejam atendidos da mesma forma, nas mais diversas regiões da cidade. Por isso, as palestrantes apresentam o que é estruturante em questões de políticas públicas, além dos conhecimentos para melhorar o atendimento no dia a dia. “Temos uma carteira enorme de serviços, com mais de 90 unidades só da Assistência Social, por isso é necessário caminharmos para o alinhamento constante. Durante a pandemia, nós não paramos. Na verdade, vários programas e projetos foram colocados na época de pandemia, ou seja, a assistência social cresceu de 2019 a 2022 e novos trabalhadores chegaram”, contou a secretária municipal.