Prefeitura entrega aparelhos celulares para equipes dos serviços de saúde
Os quinze aparelhos foram destinados ao SAMU 192, Consultório de Rua e Serviço de Atenção Domiciliar; entrega ocorreu nesta quarta (30)

As equipes que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e no Consultório na Rua receberam 15 aparelhos celulares, modelo Q20 da marca Positivo, para utilização nos atendimentos. Os smartphones foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e estão habilitados para ligações e acesso à internet. A entrega dos celulares ocorreu na tarde desta quarta-feira (30), no gabinete do secretário da pasta, Felippe Machado.
Com essa aquisição, a partir de agora cada uma das ambulâncias do SAMU 192 terá um telefone próprio, como parte dos equipamentos de trabalho, totalizando dez aparelhos. De forma geral, os servidores do SAMU, SAD e Consultório na Rua poderão se comunicar de forma muito mais rápida e segura com os demais serviços e outras equipes, agilizando o atendimento ao cidadão.

Os aparelhos, de sistema Android, possuem 128gb de memória interna, e já foram entregues com capa e película para proteção da tela. Com um custo total de R$ 10.200,00, os investimentos foram realizados com recursos próprios do Município e, segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, atendem a uma antiga demanda dos servidores.
“Há mais de 10 anos observamos a necessidade desta ferramenta de trabalho. Até então, eles utilizavam seus celulares pessoais. O SAMU, por exemplo, para passar as ocorrências aos médicos reguladores no local em que ela acontece, muitas vezes em pontos de difícil acesso, onde a comunicação faz toda a diferença. Para o serviço de domiciliar, é necessário ter contato com os hospitais e com os familiares. E o Consultório na Rua, com essa demanda de população extremamente vulnerável, articula com a Assistência Social e outras unidades e serviços nossos. Esse é um momento muito importante de ganho de qualidade aos serviços, porque os celulares vão ser aliados à melhoria dos processos de trabalho desses três serviços estratégicos da Saúde”, detalhou Machado.

O secretário municipal de Saúde complementou que, nas ambulâncias do SAMU, os smartphones também vão permitir, por meio do sistema de localização ativado, o monitoramento de informações. “No SAMU, um papel diferencial é fazer o acompanhamento diário das nossas viaturas. Poderemos traçar questões de manutenções preventivas e corretivas, conferir quantos quilômetros percorre, por onde trafega, onde há mais desgaste para a ambulância, monitorar o tempo resposta de ocorrência, e o tempo entre o término da ocorrência e retorno à base. São indicadores importantes que a gente vai conseguir melhorar ainda mais e, falando em serviços de urgência e emergência, toda melhoria no processo de trabalho impacta diretamente na vida das pessoas”, frisou.
O diretor de Urgência e Emergência em Saúde da SMS, Cleiton José Santana, complementou que o uso dos smartphones também trará mais segurança enquanto as equipes das ambulâncias transmitem as informações da ocorrência aos médicos da Central de Regulação do Samu. “De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, alguns atendimentos necessitam de sigilo nas informações do paciente, e o uso do celular é essencial para transmitir essas informações. Além disso, o sistema de localização do celular vai facilitar que a equipe da Central de Regulação identifique com mais precisão onde a ambulância está, podendo apontar até mesmo alguma unidade de saúde ou outra equipe que esteja próxima do local”, citou.
Conforme explicou a gerente de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, Vânia Alcântara, até então muitos servidores utilizavam os celulares pessoais para as tarefas profissionais. Agora, com aparelhos próprios para o serviço, a expectativa é otimizar a prestação desses serviços. “No caso do Consultório na Rua, como se trata de equipe volante, que atua nas ruas e em áreas de difícil acesso, é preciso se comunicar com serviços hospitalares, unidades básicas de saúde e centros de referência da Assistência Social. E, com o smartphone, isso será feito com muito mais qualidade. Hoje, utilizamos um aparelho doado pelos servidores, e que não possui a qualidade desses telefones novos; mas agora, cada uma das duas equipes terá seu próprio telefone. É uma aquisição extremamente importante, tanto para o Consultório na Rua quanto para os serviços que precisam falar com as equipes. Se alguém localiza uma pessoa em situação de rua que precisa de atendimento, poderá utilizar esse número para fazer contato conosco e nossa resposta será bem mais rápida”, prevê.