Universo dos orixás é tema de “contação de história para adultos” nesta quinta (7)
Atividade integra a programação do Festival Literário de Londrina (Londrix); transmissão gratuita será às 19 horas, no canal do YouTube do evento

O universo das divindades afro-brasileiras será retratado por meio de três orixás, na Contação de Histórias para Adultos, nesta quinta-feira (7). Trata-se de uma das mais bem-sucedidas iniciativas do Festival Literário de Londrina (Londrix 2022), que será disponibilizada gratuitamente no Canal do YouTube do evento, às 19h30.
O jornalista, escritor e músico Antônio Mariano Júnior vai narrar a história de Oxum Karê, uma das qualidades do orixá das águas doces. Edra Moraes, produtora cultural, poeta e idealizadora da Mostra Londrix –VideoPoema irá apresentar um texto sobre Nanã Buruquê, ayabá da sabedoria e dos pântanos.
Por sua vez, a produtora cultural, poeta e coordenadora do Londrix, Chris Vianna, vai contar as peripécias do orixá Oxóssi, caçador que atua nas matas. “Contação de Histórias para Adultos” é uma das várias ações do Festival Literário de Londrina. A 17ª edição do Londrix irá ocorrer entre 9 e 14 de maio, abarcando propostas alinhadas ao tema “Literatura e Oralidade: Percurso e Tendências na e pós Pandemia”.
O Londrix tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). O Festival Literário de Londrina conta com parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina e Atrito Arte Editora. A direção geral é da produtora londrinense Chris Vianna.
Quem estiver interessado em contar histórias pode entrar em contato pelo e-mail londrixfestivalliterario@gmail.com
Sobre o projeto – O Projeto Contação de História para Adultos começou com a leitura para um outro projeto #londrixtodosporumbrasildeleitores, feita por Edra Moraes, em 30 de abril de 2021. A escritora abriu a câmera ao vivo, em sua página no Facebook, e leu o conto “Uma galinha”, de Clarice Lispector.
Na oportunidade, ela ainda contou um pouco sobre esse conto, que faz parte da memória afetiva. Na sequência, a produtora cultural Chris Vianna integrou o núcleo fixo do projeto, que passou a ter periodicidade semanal e, posteriormente, teve apresentação quinzenal.
Convidados que integraram o Contação de História para adultos: Aurea Palhano, Michelle Fogaça, Nilson Monteiro, Herman Schmitz, Kaio Miotti, Yara Camillo, Denise Gentil, Marcia Batista, Poka Marques e Francine Cruz. Todos os convidados têm em comum o gosto pela leitura, e o projeto alcança aqueles que gostam de ouvir histórias, sendo que o público adulto é pouco lembrado em Contações de Histórias. O Londrix chegou a desenvolver o projeto presencialmente, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.
Sobre os participantes – Antônio Mariano Júnior atuou por quase duas décadas como resenhista de Música Popular Brasileira, para os jornais Folha de Londrina e Gazeta do Povo. É autor do livro “O Espírito Guerreiro”, biografia de Vasco de Almeida Martins, português naturalizado brasileiro, em coautoria com o também jornalista Wilhan Santin. Escreveu para publicações culturais do exterior, entre elas a extinta revista DIF, de Lisboa. É também violonista e cantor, com apresentações em espetáculos musicais, ao lado de músicos consagrados de Londrina, como o multi-instrumentista londrinense, Marcos Santos.
Gravou “A Mão do Tempo”, um disco no formato EP com seis canções de compositores londrinenses, ainda sem previsão de lançamento. Trata-se um disco independente, com produção e arranjos do multi-instrumentista londrinense, Walter Martins.
Participou do projeto “Toca Uma pra Mim” (Controvento). Atuou no Projeto Poesia Voando (unindo poesia, música e cinema) do qual também é proponente. Mariano é praticante de religiões de matriz africana, com passagens pelo Candomblé e, atualmente, na Umbanda.
Chris Vianna é atriz (integrou os grupos Proteu e Cemitério de Automóveis). “Medusa de Rayban”, “Postcards de Atacama”, “É crua a vida!”, “Um Bourbon para Faulkner” são algumas das peças que traz sua assinatura como produtora. Editora da Atrito Arte com 160 títulos publicados. Vocalista da banda “Benditos Energúmenos”.
Idealizadora e organizadora do Festival Literário de Londrina. Recebeu o Prêmio Nacional “Todos por um Brasil de Leitores” em 2015 e, em 2020, o Prêmio Jornada em reconhecimento à trajetória, área de literatura.
Edra Moraes é produtora cultural, idealizadora e curadora da Mostra Londrix Videopoema, entre outros. Escritora, atriz amadora e autodidata no universo das artes. Seu livro de estreia foi “Da Divina, Da Humana e Da Profana” (Atrito Arte/2010), projeto Tríade.
Vencedora da Bolsa Criação Literária 2014/2015 – Ministério da Cultura – com o livro de poesia “Para Ler Enquanto Escolhe Feijão”. Antologia| Seleção da autora, Curitiba 2021.
Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa do evento