Curso de auxiliar de confecção começa em Londrina
Formação promovida pela Prefeitura, Senai e Sivepar vai formar mão de obra qualificada para o setor de confecção; empresas acompanharão o curso e alunas poderão sair empregadas ao final

Se a demanda para a mão de obra na área da confecção industrial tem sido alta, a Prefeitura de Londrina atua para entregar ao mercado bons profissionais. Por conta disso, teve início, na última segunda-feira (4), o curso de auxiliar de confecção industrial, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Vestuário do Paraná (Sivepar).
As turmas são formadas por 20 alunas, as quais receberão 160 horas de formação técnica e cidadã. Nesse primeiro momento, elas receberam a formação teórica. Nas próximas semanas, será realizada a parte prática, onde elas vão aprender a mexer nas máquinas. As empresas representadas pelo Sivepar acompanharão o curso e aquelas que se destacarem terão grandes chances de sair da qualificação direto para o mercado de trabalho.
Serão duas turmas e, ao final desse primeiro curso, em maio, terá início o próximo. As pré-inscrições para a segunda turma estão abertas e podem ser feitas na página da Secretaria do Trabalho, no site da Prefeitura. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na Escola Municipal José Gasparini, na zona norte de Londrina.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, Gustavo Santos, parabenizou as alunas. “Se qualificar é o primeiro passo para trilhar uma carreira de sucesso. Quando oferecemos um curso, é porque sabemos que existe a procura por profissionais dessa área. Então, a essas mulheres, que começaram a sua caminhada na confecção, fica nosso desejo de sucesso e, mais do que isso, todos nossos serviços à disposição na continuidade dessa caminhada. Tenho certeza que formaremos grandes costureiras”, pontuou.
O curso é uma união de forças do poder público e da sociedade civil. Todos os insumos e as máquinas para as aulas foram providenciados pelo Sivepar. O Senai fará a formação das novas profissionais da confecção e a Prefeitura, por meio da SMTER e da Secretaria de Educação, organizou todo o processo e providenciou o espaço físico para receber a turma.