Secretaria do Idoso conhece serviços executados pela Prefeitura de Pato Branco
Objetivo da visita é saber mais sobre estratégias que levaram o município do sudoeste paranaense a obter o título de Cidade Amiga do Idoso, concedido pela Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde

Com a intenção de obter informações sobre os serviços oferecidos à população idosa pelo município de Pato Branco, integrantes da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) de Londrina estão cumprindo uma agenda de trabalho na cidade do sudoeste paranaense. A equipe permanecerá em Pato Branco de hoje (11) a quarta-feira (13), e visitará diferentes unidades e projetos, para conhecer as estratégias que levaram aquele município a obter o título de Cidade Amiga do Idoso, concedido pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS).
Participam da iniciativa a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon; as diretoras de Direitos da Pessoa Idosa, Ana Karina Anduchuka, e Administrativa-Financeira, Karen Ikeda; o gerente de Planejamento e Gestão, Michel Nakad; a assessora técnica, Luciana Alvarez; e o assessor de gabinete, Cleir Brandão.
Além do acesso aos serviços mantidos pela Prefeitura de Pato Branco, que serão apresentados pela secretária de Assistência Social daquele município, Anne Cristine Gomes da Silva, a equipe londrinense também terá uma reunião com a deputada federal Leandre Dal Ponte. A parlamentar tem desenvolvido diversos projetos voltados à população idosa, incluindo a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara dos Deputados. Dal Ponte também tem auxiliado diferentes municípios brasileiros na obtenção do título de Cidade Amiga do Idoso.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, frisou que um dos objetivos do órgão é conquistar esse reconhecimento para Londrina, tornando-a a segunda cidade do Paraná a obter o título, após Pato Branco. Danelon destacou que a visita também é uma oportunidade significativa para analisar a implantação de novas iniciativas em Londrina, que já é uma cidade protagonista nas políticas voltadas à pessoa idosa, possuindo a Secretaria Municipal do Idoso mais antiga do Brasil.
“Trata-se do reconhecimento de um plano de ação permanente voltado à qualidade de vida do idoso, e seguimos buscando conhecer e implantar iniciativas que privilegiam um processo envelhecimento com oportunidades de saúde, segurança e participação social para a população idosa”, afirmou.