Cidade

Procidades terá apresentação pública na próxima semana

O evento será realizado na próxima quarta-feira (29), com a finalidade de apoiar, divulgar e esclarecer Relatório de Avaliação Ambiental

 
A Prefeitura de Londrina, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realiza uma apresentação pública sobre o Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Londrina, o Procidades. O evento será na próxima quarta-feira (29), a partir da 19h, no auditório da Sercomtel, rua Fernão de Magalhães, 383, bairro Cervejaria.

Destinado a entidades, organizações não governamentais, conselhos municipais, representantes do poder público, institutos de pesquisa, universidades e outros; o programa é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e tem o apoio direto das Secretarias de Ambiente, Cultura e Fazenda, além da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e outros.

Durante a solenidade, será apresentado o Relatório de Avaliação Ambiental (RAA), elaborado através de amplos debates sobre o Plano Diretor Participativo de Londrina, que está em plena conformidade com a legislação vigente. O RAA é baseado em quatro componentes: recuperação ambiental de fundos de vale; mobilidade urbana; revitalização do centro histórico e modernização da gestão pública.

A diretora administrativa financeira do Ippul e coordenadora geral do Procidades Londrina, Rosângela Teruel, destacou a finalidade do encontro. “O documento elaborado que, posteriormente, será divulgado, visa esclarecer à população sobre os impactos ambientais e socioeconômicos, assim como apresentar critérios, procedimentos e ações institucionais direcionados aos quatros componentes de ações já especificadas”, afirmou. 

Além da análise detalhada, o RAA vai definir medidas de prevenção dos impactos ambientais, ações de sustentabilidade, bem como a maximização dos impactos positivos, que sejam consequências de obras e ações financiadas. “Vamos estabelecer procedimentos e critérios ambientais a serem atendidos pelos empreendimentos previstos. A expectativa é garantir a viabilidade ambiental de acordo com as políticas púbicas ambientais e sociais”, explicou a coordenadora.

Depois da elaboração e, posteriormente, apresentação do documento, o programa vai entrar em uma nova etapa, a Missão de Análise do Banco. “Em abril,  está prevista a vinda de especialistas setoriais, que vão realizar uma avaliação técnica e de viabilidade econômica sobre os projetos. Sendo aprovado, nós vamos para a fase de viabilização de recursos. Queremos dar prosseguimento ainda no primeiro semestre de 2012”, informou Rosângela Teruel.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos