Vigilância Sanitária apresenta inspeção no 2º Distrito Policial
Relatório elaborado, a pedido do Ministério Público, apresenta nove irregularidades no 2º Distrito Policial que tem capacidade para 120 detentos e abriga 348
A Diretoria de Saúde Ambiental (DISA) apresentou, na manhã de hoje (7), o relatório de inspeção das condições higiênicas e sanitárias do 2º Distrito Policial de Londrina, realizado na última sexta-feira (2), pela Vigilância Sanitária, a pedido do promotor público, Paulo Tavares.
O 2º Distrito Policial fica na rua Santa Marta, 427, na Vila Fraternidade. Segundo o relatório técnico, a Vigilância Sanitária constatou a precariedade das condições ambientais com risco sanitário elevado no que se refere à disseminação de doenças infecto contagiosas, colocando em risco a preservação da saúde dos detentos, funcionários e visitantes.
A capacidade do distrito é de 120 detentos, mas no momento abriga 348. De acordo com a inspeção técnica, foram encontradas nove irregularidades. Entre elas está a estrutura física em precárias condições de conservação e higiene, onde paredes, pisos e teto têm perda de revestimento, rachaduras e infiltrações e a fiação está exposta. A iluminação e ventilação também estão inadequadas de acordo com o relatório.
Os técnicos verificaram, ainda, que os detentos realizam as necessidades fisiológicas, banho e lavam suas roupas no interior das celas, o que gera forte odor de urina, fezes e suor devido ao número elevado de detentos em cada cela, que varia de 20 a 35 detentos.
Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, os presidiários não recebem produtos de higiene pessoal como sabonetes, utilizam copos de água coletivos e, segundo o relatório, os internos denunciam a presença de ratos e baratas nas celas e corredores do Distrito Policial.
As irregularidades apresentadas no relatório levam os técnicos da Vigilância Sanitária a concluírem que existe um risco sanitário elevado de disseminação de doenças infecto contagiosas no local.
O relatório foi encaminhado para o Ministério Público e para a Autarquia Municipal de Saúde de Londrina.