Cidadão

Endemias recebe elogios da Secretaria de Estado da Saúde

 Até a primeira semana de março de 2011, foram registrados 4.095 casos de dengue confirmados; durante o mesmo período em 2012 foram apenas 12 casos

A Coordenação Municipal de Endemias informou hoje (7), pela manhã, que recebeu cumprimentos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), através da Superintendência de Vigilância em Saúde do Paraná, pelos trabalhos que vem desenvolvendo relativos ao combate à dengue em Londrina.

Devido à redução no número de focos do mosquito transmissor da doença e baixo índice de casos confirmados, os dois veículos de Ultra Baixo Volume (UBV), utilizados para a dispersão do fumacê, serão devolvidos à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e encaminhados a Maringá para a Central de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos (SCALI).

Em ofício, a Superintendência de Vigilância em Saúde do Paraná transmite os cumprimentos ao município “pelo esforço em realizar efetivas ações de eliminação de criadouros e bloqueio de casos, o que levou ao encerramento do uso de inseticida a ultra baixo volume (UBV) acoplado a veículo”.

Os trabalhos de dispersão do inseticida estão sendo desenvolvidos pela Coordenação Municipal de Endemias através dos equipamentos costais, que são portáteis. São cinco equipes, com dois funcionários cada, que continuam os trabalhos onde há casos suspeitos e casos confirmados da doença.

Segundo o coordenador municipal de Endemias, Elson Belisário, o uso dos veículos com o fumacê estava parado, temporariamente, devido aos índices positivos com relação ao combate da doença. “No momento, não é necessário o uso dos veículos, porque os trabalhos estão sendo realizados com as equipes a pé. A redução do número de focos do mosquito e de casos confirmados da doença se devem aos trabalhos realizados em conjunto pelos agentes como, por exemplo, os cuidadores solidários, disque denúncia e a fiscalização dos locais suspeitos”, explicou.

Até a primeira semana de março do ano passado, o município registrou 4.095 casos de dengue confirmados. Já este ano, no mesmo período, foram apenas 12. Em 2011, houve seis casos de dengue clássico com complicações e sete de dengue com febre hemorrágica. Já este ano, durante janeiro e fevereiro, não houve nenhum caso com complicação e nem de dengue com febre hemorrágica.

A Coordenação de Endemias contou com o trabalho de 233 agentes municipais em janeiro de 2012 e de 232 em fevereiro. Em 2011, eram apenas 153 funcionários e em fevereiro foram 148.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos