Viaduto da JK recebe sexta intervenção do Projeto Caminhos do Graffiti
De hoje (12) a domingo (15), artistas executarão ilustrações que resgatam a história do rádio e da TV em Londrina; ação é conduzida pelos grafiteiros Carão e Rotka

O projeto Caminhos do Graffiti iniciou a sua sexta intervenção artística nesta semana, no pontilhão localizado na Avenida Juscelino Kubitschek sobre a Avenida Dez de Dezembro. Dessa vez, a ação é conduzida pelo grafiteiro londrinense Carão e pelo artista chileno Rotka, que é radicado em São Paulo. Como nas ações anteriores, a etapa atual do projeto visa promover um resgate cultural e histórico de Londrina. O tema escolhido para as ilustrações do sexto viaduto é a história do rádio e da TV na cidade.

Entre terça (10) e quarta-feira (11), foram realizadas as oficinas teóricas relativas a essa fase da iniciativa, com a participação de cerca de 20 alunos iniciados no graffiti, dos quais dez são bolsistas. Simultaneamente, o viaduto escolhido para a intervenção foi lavado e preparado para receber o mural, que será executado de hoje (12) a domingo (15).
As atividades são coordenadas pela Prefeitura de Londrina, em parceria com a Associação Londrinense de Circo (ALC) e o Coletivo Capstyle. O programa possui patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e integra a Fábrica – Rede Popular de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
“Estamos muito satisfeitos com o andamento dessa ação, que é pioneira em Londrina. Essa é a primeira vez que o graffiti da cidade é contemplado com uma iniciativa dessa dimensão, executada em viadutos. Isso é um grande incentivo para a arte urbana e conta com a participação de vários artistas renomados”, afirmou o presidente da Associação Londrinense de Circo, Paulo Líbano.

O grafiteiro Carão disse que os resultados das intervenções estão sendo maravilhosos, e destacou a riqueza das trocas de experiências entre os artistas e os alunos. “Para essa ação, escolhemos retratar personagens e momentos icônicos da história da TV e do rádio na cidade. Um dos representados nas ilustrações será o palhaço Picolino, que teve um programa de TV muito famoso, e também vamos abordar a chegada das primeiras emissoras de televisão a Londrina, assim como as tecnologias antigas usadas no rádio, incluindo as fitas cassete”, frisou.
Para o secretário municipal de Cultura de Londrina, Bernardo Pellegrini, além de potencializar o desenvolvimento profissional dos alunos participantes, o projeto Caminhos do Graffiti tem contribuído para reforçar a presença da arte e da cultura nas paisagens urbanas londrinenses. “Intervenções como essa têm o potencial de reforçar o afeto que as pessoas têm pela cidade, e contribuem para incentivar os laços de comunidade e promover o sentimento de pertencimento, que são elementos essenciais para o desenvolvimento da cidadania”, disse.