Equipes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terão curso presencial
Formação será nesta quinta (19) e sexta-feira (20); devem participar cerca de 170 profissionais que atuam com crianças e adolescentes

Nesta quinta (19) e sexta-feira (20), será realizada, no Teatro do Colégio Marista, a capacitação “Projetos de Trabalho: Qualificando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e faz parte de uma série de formações iniciadas em fevereiro, com transmissão on-line. Este será o primeiro encontro no formato presencial.
Pela manhã, a formação será realizada das 8h às 12h e, à tarde, das 13h30 às 17h. Devem participar cerca de 170 pessoas, entre trabalhadores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e representantes dos CRAS e CREAS.
Os dois dias de atividades serão conduzidos pela professora Carla Cristina Tosatto, que é psicóloga, mestre em Educação e coordenadora de projetos especiais do Grupo Marista.
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são ofertados pela Política da Assistência Social, e a Secretaria Municipal de Assistência Social acompanha a execução deste serviço em Londrina. Eles são ofertados a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de desproteção social, em 28 unidades distribuídas em todas as regiões do município, incluindo a zona rural.
A partir de percursos socioeducativos, os SCFV buscam desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização, a convivência comunitária e a participação cidadã, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias.
Em Londrina, este serviço é executado, atualmente, por 15 organizações da sociedade civil. Com essas atividades formativas, o intuito é qualificar os trabalhadores desses serviços, de forma a aprimorar o atendimento dessas crianças e adolescentes.
Segundo a gerente de Garantia de Direitos Socioassistencial à Criança e Adolescente e Juventude da SMAS, Adriana da Cruz Barrozo, a formação é direcionada às equipes técnicas e educadores sociais. “A principal temática será o trabalho com projetos no SCFV, propondo um diálogo entre as concepções teóricas e a prática. Além disso, trará reflexões sobre a importância do olhar para o território e para a participação das crianças e adolescentes nos processos. Será um momento importante de integração, aprendizado e troca de experiências entre os participantes, qualificando o atendimento das crianças e adolescentes na Política de Assistência Social”, destacou.
Essas formações integram o planejamento da Comissão dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e composta por todas as OSCs que executam esta modalidade de serviço no município.