Município entrega revitalização de Centro Cultural Kaingang
Durante entrega, o prefeito e a secretária de Assistência Social lançarão o novo projeto para a construção de abrigo temporário para a população indígena
Para comemorar a semana do índio, a Secretaria Municipal de Assistência Social vai entregar nesta quarta-feira (18), às 14h, a revitalização do Centro Cultural Kaingang, localizado na rua Pedro Antônio da Silva, 100, região central da cidade. Durante solenidade, o prefeito Barbosa Neto lançará o novo projeto de construção de abrigo temporário para indígenas.
O local revitalizado foi pintado interna e externamente, as portas e os vidros que necessitavam foram trocados. Os recursos utilizados são provenientes da Secretaria de Assistência Social. Já as obras foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, que fez reparos na rede elétrica do centro cultural, e com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) que cedeu a mão de obra para os trabalhos.
Durante a entrega da revitalização, a Secretaria Municipal de Assistência Social vai lançar o projeto para a construção de abrigos temporários para atender a população indígena que vem para cidade, para o comércio do artesanato. O projeto prevê a construção de oito casas geminadas que serão construídas em alvenaria e telhas de cerâmica em conformidade com a cultura indígena.
De acordo com a antropóloga da Prefeitura e coordenadora do programa de atenção aos indígenas, Marlene de Oliveira, tanto a revitalização do centro cultural quanto o projeto de construção das casas abrigos vão beneficiar a população. “As casas abrigos são espaços de moradia temporária que pretendem atender as necessidades dos indígenas durante um período sazonal. A ideia surgiu para garantir um espaço adequado aos indígenas no contexto urbano, com regras bem definidas de uso”, disse a antropóloga.
O Centro Cultural Kaingang existe desde 1999 e não passava por uma reforma desde seu surgimento. O local é um espaço público que visa promoção, divulgação e valorização da cultura indígena. O público pode realizar pesquisas sobre a cultura indígena e comprar artefatos produzidos pelos próprios indígenas.
Foto: Luiz Jacobs