Cidadão

10ª Semana do Café oferece programação diversificada no sábado (28) e domingo (29)

Atividades são realizadas no Museu Histórico de Londrina; visitantes podem participar de cursos gastronômicos, conferir mostra de pinturas e vivenciar o ciclo da cafeicultura, entre outras atrações

Quem deseja vivenciar a história, a memória e os sabores da tradição do café em Londrina pode aproveitar o fim de semana para conferir as atrações da 10ª Semana do Café, que é realizada no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900). O evento, que teve início na terça-feira (24), vai até domingo (29) e inclui uma programação diversificada, com oficinas e cursos, feira gastronômica e de artesanato, atividades de degustação e cafés especiais, entre outras atividades. A agenda completa está disponível no perfil oficial de Instagram da Rota do Café.

Uma das principais atrações do fim de semana são as Varandas dos Sabores, que serão realizadas amanhã (28), às 14h e 16h, e no domingo às 16h. Ministradas por dois professores da Unifil e do Senac e um chef do restaurante Brasiliano, essas ações consistem em aulas-show em que os participantes aprendem a preparar pratos que incluem o café entre seus ingredientes, tendo a oportunidade de prová-los após a atividade. Cada sessão disponibiliza 20 vagas, e a participação é gratuita.

Outra atração muito procurada são as vivências “do Pé à Xícara”, em que a população pode vivenciar as diferentes etapas da produção e comercialização do café, incluindo o plantio, a secagem no terreiro e a torra dos grãos. Essas atividades ocorrerão das 9h às 21h30 no sábado e das 9h às 18h30 no domingo. Além disso, a Semana do Café também conta com uma feira composta por diferentes produtos, incluindo cafés especiais, peças de artesanato e alimentos.

A presidente da Associação Rota do Café, Fernanda Correa, comemorou os resultados obtidos até o momento pelo evento, que retornou em 2022 após dois anos suspenso por causa da pandemia de Covid-19. “Temos tido bastante público, e as oficinas, palestras e cursos têm sido um sucesso. Convidamos os londrinenses para que venham aproveitar a Semana do Café neste fim de semana, pois a programação está muito animada e conta com atrações para todos os gostos”, disse.

Mostra virtual – Durante a Semana do Café, também será realizada uma projeção de obras do pintor Cândido Portinari, em uma tela instalada na área externa do Museu Histórico de Londrina. A apresentação acontecerá duas vezes: no sábado (28), às 19h, e no domingo (29), às 18h. Ao todo, a mostra consiste em 34 pinturas do artista, incluindo obras renomadas como Café (1935), Guerra (1954) e Paz (1952).

De acordo com a vice-presidente da Rota do Café, Cristiane Toma, a exposição virtual reúne obras representativas de autoria do artista filho de colonos italianos, que representam o universo cafeeiro e a realidade multiétnica e pluricultural brasileira. Toma salientou que a iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL, que possui vínculo com a organização REDHUMANI e o Projeto Portinari.

“O universo do café foi retratado ao longo de três décadas pelo artista, e está presente em 257 pinturas que apresentam a colheita, a secagem, o transporte e até mesmo os ricos cafeicultores paulistas que encomendavam retratos ao pintor, com a plantação ao fundo. Essa é uma amostra desse importante patrimônio artístico brasileiro”, disse.

Apoio – A Semana do Café tem apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e secretarias municipais de Cultura, de Agricultura e Abastecimento e de Educação. Também tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Museu Histórico de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos