Cidadão

Cristiane Sobral e autoras de Londrina participam do “Contação de História para Adultos”

A autora, atriz e professora é destaque desta edição do projeto, que contará com a participação das londrinenses Chris Vianna, Edra Moraes e Franciela Zamariam

Nesta quarta-feira (22), a partir das 20h, Cristiane Sobral, uma das mais respeitadas escritoras brasileiras da atualidade, participará do projeto “Contação de História para Adultos”, com transmissão on-line e gratuita. A autora, que também é atriz e professora de teatro, causou forte impressão – e comoção – durante sua participação na 17º edição do Festival Literário de Londrina, o Londrix.

Além de Sobral, também farão leituras on-line as autoras londrinenses Chris Vianna, professora, escritora, atriz e produtora cultura; Edra Moraes, escritora e produtora cultural; e Franciela Zamariam, escritora e professora de Língua Portuguesa na rede estadual de educação.

O público poderá acompanhar as ações, ao vivo, pelo canal do YouTube do Londrix, com acesso pelo link www.youtube.com/watch?v=KfWjEoPyZ6w .

De acordo com Chris Vianna, nesta edição, chamada “Elas por Elas”, uma escritora lerá o texto da outra, imprimindo suas respectivas intenções e performances. “Eu me sinto extremamente honrada em integrar o projeto juntamente com outras três talentosas escritoras”, disse. Vianna também é diretora do Festival Literário de Londrina.

“Contação de Histórias para Adultos” integra o Londrix, cuja programação presencial, em 2022, ocorreu entre 9 e 15 de maio. O Festival Literário de Londrina tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura.

A realização é da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). O Festival Literário de Londrina tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), através do Museu Histórico de Londrina e da Atrito Arte Editora. Há apoio cultural da Cultura Inglesa de Londrina.

Sobre o projeto – O projeto Contação de História para Adultos começou com a leitura para um outro projeto #londrixtodosporumbrasildeleitores, feita por Edra Moraes, em 30 de abril de 2021. A escritora abriu a câmera ao vivo, em sua página no Facebook e leu o conto Uma Galinha, de Clarice Lispector.

Na oportunidade, a poeta e produtora cultural contou um pouco sobre esse conto, que faz parte da memória afetiva. Na sequência, a produtora cultural Chris Vianna integrou o núcleo fixo do projeto, que passou a ter periodicidade semanal e, posteriormente, teve apresentação quinzenal.

Já participaram como convidados da Contação de História para Adultos Aurea Palhano, Michelle Fogaça, Nilson Monteiro, Herman Schmitz, Kaio Miotti, Yara Camillo, Denise Gentil, Marcia Batista, Poka Marques, Francine Cruz. Todos têm em comum o gosto pela leitura.

O projeto direciona-se ao público adulto, que é pouco lembrado nas Contações de Histórias. O Londrix desenvolveu, durante alguns meses, a atividade na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

Escritora Cristiane Sobral. Foto: divulgação

Mais sobre as participantes – Chris Vianna é atriz – integrou os grupos Proteu e Cemitério de Automóveis. “Medusa de Rayban”, “Postcards de Atacama”, “É crua a vida!”, “Um Bourbon para Faulkner” são algumas das peças que trazem sua assinatura como produtora cultural.

Editora da Atrito Arte, cujo catálogo é composto por 160 títulos publicados. Vocalista da banda “Benditos Energúmenos”, segundo álbum lançado em janeiro de 2022. Idealizadora e diretora do Festival Literário de Londrina (Londrix). Recebeu o Prêmio Nacional “Todos por um Brasil de Leitores”, em 2015 e, em 2020, o Prêmio Jornada em reconhecimento à trajetória, na área de literatura.

Cristiane Sobral é carioca radicada em Brasília. É escritora, atriz e professora de teatro. Bacharel e Licenciada em Interpretação e Mestre em Artes (UnB). Tem 10 livros publicados, o mais recente “Amar antes que amanheça”, contos, ed. Malê, RJ. Dirigiu o grupo de teatro Cabeça Feita, por 17 anos. Publicou em diversas antologias nacionais e internacionais. Já palestrou e ministrou oficinas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, África do Sul, Colômbia e Equador.

Em 2019, palestrou sobre literatura negra em 9 universidades estadunidenses, inclusive Harvard. Nesse mesmo ano, foi jurada do Prêmio Jabuti, categoria de contos. Seu espetáculo mais recente é Esperando Zumbi, que fez temporada no Brasil e Moçambique em 2019, Em 2022, participou como dramaturga formadora do Ciclo de Dramaturgia, CPT-SESC – SP.

Edra Moraes é produtora cultural, idealizadora e curadora da Mostra Londrix – Videopoema, entre outros projetos. Escritora, atriz amadora e autodidata no universo das artes. Seu livro de estreia foi “Da Divina, Da Humana e Da Profana” (Atrito Arte/2010), projeto Tríade.

Vencedora da Bolsa Criação Literária 2014/2015 – Ministério da Cultura – com o livro de poesia “Para Ler Enquanto Escolhe Feijão”. Antologia/ Seleção da autora, Curitiba 2021. Disponível para download no seguinte link: www.prcultura.pr.gov.br/Pagina/Antologia-Poetica-Selecao-da-autora .

Franciela Silva Zamariam é Mestre em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e tem uma trajetória sólida com a literatura: na vida pessoal, no ensino e na pesquisa. Sendo haicaísta desde a adolescência e poeta por afeição, enveredou-se pelas Letras e nelas permanece. Atualmente é doutoranda do PPGEL (UEL), membro do Grupo de Pesquisa/CNPQ Formação e Ensino em Língua Portuguesa; (FELIP-UEL)  professora efetiva na Rede Pública de Educação, há 15 anos. Dentre seus trabalhos, destaca-se o livro Literatura em jogo: a formação de leitores através do RPG.

Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa do Festival Londrix

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos