Cidadão

Londrina Atletismo está preparado para disputar índices e pódios no Troféu Brasil

Maior competição do atletismo da América Latina começa amanhã (22) no Rio de Janeiro; time londrinense terá 15 representantes nas disputas

A competição mais importante do calendário do atletismo brasileiro será marcante para a equipe Londrina/FEL/IPEC. O time londrinense chega para a edição 2022 do Troféu Brasil com vários objetivos na bagagem. A competição começa amanhã (22) e vai até sábado (25), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Estão inscritos 770 atletas, de 131 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal.

Serão 15 os representantes da equipe na competição. Boa parte deles jovens destaques de categorias inferiores em busca de experiência e afirmação. Caso, por exemplo, de Maria Eduarda Ferreira Barbosa, que vai disputar a competição pela primeira vez. Campeã brasileira sub-20 do salto em altura, a jovem de 18 anos entra na competição sonhando com o índice para o Campeonato Mundial, que será realizado em agosto, em Cali, na Colômbia.

A jovem atleta disse estar confiante para os desafios do torneio. “Venho de uma sequência boa de treinos e espero fazer uma boa competição para alcançar esse grande sonho, que é a vaga para o Mundial Sub-20”, contou. Barbosa tem como melhor marca 1,77 metro, a apenas quatro centímetros do índice para o Mundial, que é 1,81 metro.

Na delegação também estão figuras conhecidas e vitoriosas como Tatiane Raquel Silva e Livia Avancini, que vão defender seus títulos obtidos na edição 2021. As londrinenses retornam de um período de treinos e competições na Europa e são apostas concretas de medalhas para a equipe.

Treze vezes campeã do Troféu Brasil, Tatiane quer aproveitar a competição para manter o bom ritmo e seguir somando pontos para o ranking mundial dos 3.000 metros com obstáculos, sua principal prova. “Tive uma temporada boa na Europa e agora é seguir com os objetivos por aqui”, disse ela, que acaba de estabelecer os novos recordes sul-americano e brasileiro da prova. Tatiane vai competir também nos 1.500 metros e 5.000 metros.

Sete vezes consecutiva medalhista da competição, Livia Avancini mira o pódio novamente. “Essa temporada na Europa foi muito produtiva, com aprendizados importantes. Espero poder seguir melhorando em busca de melhores marcas”, definiu a atleta do arremesso do peso, atual campeã do Troféu Brasil.

Tanto Livia como Tatiane já estão garantidas no Campeonato Mundial de Atletismo, que acontece no mês de julho, nos Estados Unidos.

Segundo o treinador Gilberto Miranda, a equipe londrinense é mesclada, recheada de muitos jovens que têm potencial e precisam ganhar experiência. “Esta é a maior competição do atletismo da América Latina e Londrina estará presente, vamos trabalhar duro para dar nosso melhor mais uma vez”, destacou.

O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL), através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e Colégio Ética; e parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maximus Assistencial, Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Espaço Saúde Integral Londrina, Uno Psicologia do Esporte, Centro do Coração e Academia AS Fitness.

Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa do Londrina Atletismo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos