Destaques

Ato público no Calçadão marca Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Quem passar pelo local receberá diversos materiais informativos, como folder sobre os serviços, seus endereços e telefones para contato

Nesta sexta-feira (22), das 10h às 14h, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM) e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) vão realizar um ato público para marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A ação será em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, no Calçadão de Londrina, localizado na Avenida Paraná, quase esquina com a Rua Minas Gerais, no Centro.

Durante o ato, serão entregues diversos materiais contendo informações sobre os serviços à disposição das mulheres e os canais de denúncia para as vítimas de violência. A ação contará com a participação de representantes da rede de proteção e de enfrentamento à violência contra as mulheres do município de Londrina e, na oportunidade, as pessoas poderão tirar suas dúvidas. Essa será a primeira mobilização presencial da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica no período pós-pandemia.

Além do ato no Calçadão, a Secretaria de Políticas para as Mulheres vai veicular, nas suas redes sociais, vídeos explicativos sobre o assunto. Eles fazem parte do projeto Secretaria da Mulher Informa e poderão ser assistidos nos perfis da pasta no Instagram e Facebook. “A ideia é chamarmos a atenção da população para o combate ao feminicídio e às várias formas de violência contra a mulher. O ato é aberto ao público e pretendemos mostrar os canais de denúncia e os serviços à disposição das mulheres em Londrina”, disse a secretária municipal de Políticas para as Mulheres em exercício, Rosangela Portella Teruel.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina (CMDM), Sueli Galhardi, lembrou que, além do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, o Município de Londrina conta com a Lei Municipal nº 12.939, de 21 de outubro de 2019, instituindo um calendário de comemorações oficiais, que é a semana e o dia conscientização e combate ao feminicídio, que vai de 22 a 29 de julho, e tem como objetivo a conscientização da população sobre os direitos humanos das mulheres. “O nosso objetivo é distribuir material informativo para dar visibilidade ao tema, trazendo a rede de proteção e de enfrentamento à violência contra a mulher, para que todas saibam que existe uma gama de serviços. Isso é importantíssimo para aproximar as informações das mulheres de modo que todas conheçam os serviços e para fortalecer a integração dos serviços da Secretaria da Mulher, do Conselho Municipal e da própria rede. A informação é uma medida preventiva que pode salvar vidas”, disse Galhardi.

Denúncias – As mulheres em situação de violência doméstica e familiar podem entrar em contato diretamente com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), pelo telefone 3378-0132. Também é possível comparecer presencialmente na Avenida Santos Dumont, 408, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem agendamento prévio. A Prefeitura de Londrina disponibiliza uma lista completa com todos os endereços e telefones de contato dos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Para acessá-la, basta clicar aqui.

Também estão à disposição outros serviços, como a Delegacia da Mulher, pelo número (43) 3322-1633, que atende por telefone e por WhatsApp; o Plantão da Delegacia da Polícia Civil, no (43) 3378-3000 (funciona 24 horas por dia); a Central de Atendimento à Mulher 24 horas pelo Disque 180; a Polícia Militar no Disque 190; e a Patrulha Maria da Penha, pelo153.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos