Prefeito sanciona lei da devolução de linhas telefônicas da Sercomtel
Proprietários legítimos de linhas da Sercomtel têm seu direito assegurado através de lei assinada hoje de manhã, pelo prefeito Barbosa Neto
O prefeito Barbosa Neto sancionou hoje (29), durante a entrevista coletiva semanal, a lei n° 11.640, de 28 de junho de 2012, que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar as ações preferenciais, sem direito a voto, de sua propriedade na Sercomtel S.A. Telecomunicações.
A partir da assinatura da lei, os proprietários de linhas telefônicas da empresa terão direito a ações da Sercomtel S.A. De acordo com o prefeito, o valor do pagamento das linhas vai depender da cotação do dia. Os proprietários podem optar por guardar as ações e vendê-las quando considerar ser o melhor momento. “Por ser um capital volátil, ele tem um crescimento à medida que o setor de telefonia se desenvolve. Desde o início do nosso governo tentamos fazer uma negociação e, agora, a lei está sancionada e os legítimos proprietários estão assegurados”, disse Barbosa Neto.
A devolução do dinheiro referente às linhas telefônicas da Sercomtel, adquiridas antes de 1998, era um compromisso do prefeito Barbosa Neto registrado em cartório, durante as eleições de 2008. Desde o início do seu mandato, em maio de 2009, o prefeito apresentou ao Tribunal de Justiça do Paraná uma alternativa para indenizar os proprietários de linhas telefônicas fixas da Sercomtel. Porém, a situação não avançou, por conta do posicionamento do Ministério Público de Defesa do Consumidor, em Londrina, que não aceitou uma solução negociada.
No projeto de Lei enviado à Câmara e aprovado esta semana, a Prefeitura avaliou que com cerca de R$ 26,7 milhões será possível resolver o problema dos 69.183 assinantes da Sercomtel que compraram linhas telefônicas nessas condições.
De acordo com a lei n° 11.640, a administração municipal disponibiliza 3.297.966 de ações preferenciais (sem direito a voto) da Sercomtel S.A. (telefonia fixa), para resolver o problema. Cada ação valeria R$ 8,12 em fevereiro deste ano, como informou o então presidente da empresa, Roberto Coutinho. Esse valor era estimado em base patrimonial.
De acordo com o prefeito, as tramitações já estão em andamento na Sercomtel e é possível que, ainda este ano, a empresa comece a indenizar os proprietários com as ações, pois há dinheiro em caixa na empresa.
Fotos: Vivian Honorato