Cohab-LD apresenta seu Código de Ética, Conduta e Integridade
Documento é resultado de projeto desenvolvido na companhia pelo Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da UEL
A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) sediou, na tarde de terça-feira (26), uma palestra sobre Código de Ética, Conduta e Integridade. Participaram funcionários, diretores e integrantes de conselhos da companhia, e a atividade foi conduzida pela equipe técnica do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Na ocasião, o presidente da Cohab-LD, Luiz Cândido de Oliveira, recebeu a versão física de documentos elaborados pelo Nigep, contratado pelo órgão municipal para desenvolver o planejamento estratégico da companhia e implementar práticas de compliance e regras de governança corporativa. A medida visa adequar a Cohab-LD à Lei Federal das Estatais, n° 13.303 de 2016.
De acordo com o professor e integrantes do Nigep, Rodrigo Libanez Melan, a atuação do Núcleo teve como objetivo principal auxiliar a Cohab-LD a conquistar maior eficiência na prestação de seus serviços, bem como na instituição de mecanismos de controle interno.
Para isso, o trabalho do Nigep, que foi executado ao longo de 14 meses, se deu de formas distintas e complementares. Por meio de entrevistas com colaboradores, reuniões e análises de documentos internos e externos, foi produzido o Planejamento Estratégico e feito o mapeamento de processos-chave da companhia, além de um manual para avaliação de riscos inerentes aos cargos e funções da Companhia.
E foi elaborado o Código de Ética, Conduta e Integridade da Cohab-LD, que pode ser acessado no Portal da Prefeitura, na página da companhia. Entre outras ações, o Nigep também produziu trabalhos de avaliação de práticas concernentes à área jurídica. “O Código de Ética, Conduta e Integridade foi elaborado por meio de algumas etapas, que envolveram benchmarks, reuniões presenciais e validação do documento. Assim, empreendemos benchmarks para busca de códigos de ética aderentes à realidade da Companhia, realizamos a elaboração do documento e fizemos reuniões com diretores e conselho de administração para apreciação e ajustes”, detalhou Melan.
No encontro de terça-feira (26), os funcionários da Cohab-LD foram apresentados ao novo Código de Ética, com orientações sobre os principais pontos. E, em relação aos documentos do projeto entregues em meio físico e digital, os conteúdos representam as diferentes etapas do projeto do Nigep na companhia. “A primeira sobre o planejamento estratégico, mapeamento de processos-chave e manual de orientação para avaliação de riscos inerentes aos cargos e funções. A segunda, com trabalhos sobre o Código de Ética, Conduta e Integridade, mecanismos de controle interno, canal de denúncias, metas e resultados, entre outros. E a terceira, uma etapa de avaliação de rotinas jurídicas”, acrescentou o professor.
Melan explicou que esses documentos são formados por relatórios e notas técnicas, construídos de forma conjunta pelos integrantes do Nigep, diretores da Companhia e seus funcionários. “Eles trazem contribuições importantes às atividades da Cohab, ao endereçar melhorias em rotinas administrativas, em práticas de gestão e direcionar a Companhia a níveis mais elevados de compliance”, concluiu.
“É uma conquista na melhoria do atendimento ao público que busca atendimento e serviços da COHAB-LD, através das práticas de compliance e regras de governança corporativa. A medida visa adequar a Cohab-LD à Lei Federal das Estatais, n° 13.303 de 2016, desta forma conseguiremos prestar a sociedade londrinense serviços de qualidade”, afirmou o presidente da Cohab-LD, Luiz Cândido de Oliveira.