Cidadão

Atletas de Londrina participam do Campeonato Mundial de Paracanoagem

Giovane Vieira e Igor Tofalini são atletas paranaenses que treinam em Londrina, no Lago Igapó; eles são da equipe do Iate Clube apoiada pelo IPEC, com patrocínio do Feipe

O Campeonato Mundial de Paracanoagem será realizado na cidade de Halifax, no Canadá, entre os dias 3 e 7 de agosto. O Brasil será representado por sete atletas na competição. Dentre eles, estão Igor Tofalini e o medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de 2020/ 2021 Giovane Vieira, acompanhados por Luis Cardoso, Fernando Rufino, Adriana Azevedo, Débora Benevides e a também paranaense Mari Santilli.

A trajetória de muitos atletas para participar do Mundial começou em março, na Copa do Brasil, ocorrida em 25 e 26 de março, em Campo Grande- MS. O torneio foi a seletiva nacional para definir os representantes brasileiros no Canadá. Igor Tofalini conquistou sua vaga através desta competição, e Giovane Vieira, por sua vez, já tinha lugar garantido no campeonato por ter conquistado uma medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de 2020/2021.

Os atletas, que treinam em Londrina, no Lago Igapó, recebem apoio do Iate Clube de Londrina, do Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, falou sobre o exemplo dos atletas para Londrina e o orgulho que a Fundação tem em incentivar a paracanoagem. “Os dois atletas vêm de duas histórias muito fortes. Tofalini sofreu um acidente de touro e o Vieira de um acidente de trem. Os dois começaram a desenvolver seus treinamentos nessa modalidade em Londrina, e a paracanoagem vem ganhando diversos títulos ao longo dos anos de um trabalho muito bonito. É um orgulho e satisfação para nós poder dar nossa parcela de contribuição para essas conquistas”, disse.

Igor Tofalini foi campeão sul-americano de paracanoagem, em 2021, na categoria VL2 200m

Representante do Brasil, Igor Tofalini contou o que o patrocínio do Feipe proporciona aos atletas. “A ajuda do incentivo é muito importante para nossa trajetória e rotina de treinos e campeonatos. Faz com que possamos viajar para as competições e torna possível participarmos das seletivas nacionais e chegarmos até aqui. Só tenho a agradecer à FEL, ao técnico Gelson e ao Iate Clube”, frisou.

Medalhista paraolímpico e representante do Brasil, Giovane Vieira, disse como está sendo a rotina de treinos no Canadá para o Mundial. “Faz três dias que estou aqui no Canadá e amanhã começa a minha final na categoria VL3, que é a canoa. Estou bastante motivado e confiante, amanhã o “bicho pega”, brincou Vieira.

O treinador londrinense de Tofalini e Vieira, Gelson Moreira Souza, comentou sobre a preparação para garantir as vagas na competição e onde aconteceu o preparativo final. “O processo de preparação para conquistar a vaga na verdade é constante, com muitos treinos, academia, alimentação regrada e descanso. O preparativo final foi em Ilha Comprida (SP) com o técnico da seleção brasileira, Thiago Pupo”, detalhou Souza.

Finalizando a competição mundial a equipe começa a se preparar para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em São Estevão, na Bahia, no dia 25 de agosto.

Isabely Ramos, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos