Ernani Moura Lima recebe Caravana da Limpeza contra dengue
Ação da Secretaria de Saúde em conjunto com a CMTU pretende retirar entulhos, materiais da linha branca e móveis descartados de aproximadamente 500 moradias
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias, e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vão realizar neste sábado (14), a Caravana da Limpeza, no Conjunto Ernani Moura Lima. O ponto de encontro dos agentes de endemias e dos servidores da companhia será realizado no cruzamento das ruas Antônio Augusto e Iusmar Gomes Dias.
A partir das 8h, a população poderá separar e colocar nas calçadas das casas materiais da linha branca como geladeira velha, microondas quebrado, máquina de lavar e computador sem uso, além de materiais recicláveis, móveis estragados, sofás antigos e restos de materiais da construção civil. Haverá também a varrição e limpeza das ruas.
Os agentes de endemias e servidores da CMTU pretendem recolher materiais de 500 casas do Conjunto Ernani Moura Lima. Para que a ação tenha maior adesão da população, os agentes estarão visitando as casas do bairro a partir de amanhã (13) para esclarecer quais produtos podem ser descartados e de que forma acontecerá a Caravana da Limpeza. A ação faz parte do combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti.
“Esse trabalho é muito importante, porque antes tínhamos 55 áreas críticas na cidade e, hoje, contamos com apenas com 14. Vamos passar recolhendo os materiais sem uso e que podem estar acumulando água e sendo criadores do foco do mosquito da dengue. Esse é o dia para as pessoas colaborarem e darem o destino correto para os móveis velhos e aparelhos estragados”, disse o coordenador de endemias, Elson Belisário.
Os materiais descartados são separados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), onde produtos da linha branca e eletrônicos são encaminhados para a Central de Logística Reversa, localizada na avenida Fernando César Coimbra, s/n, no Parque Industrial Cacique. Já os recicláveis são entregues para as cooperativas de catadores. Os restos de materiais de construção civil, móveis de madeira, sofás e restos de podas de árvores e grama podem ser entregues nos Ecopontos e pneus na avenida Leste/Oeste, 1.605, onde serão encaminhados à reciclagem.
Desde o início do programa, em 24 de março de 2012, foram realizadas sete caravanas e outras 12 estão programadas para serem feitas até dia 8 de dezembro deste ano. Na edição de 9 de junho, na Vila Santa Terezinha, foram recolhidos 16 metros cúbicos de materiais recicláveis, o que corresponde a 4 toneladas; outras 40 toneladas de produtos de informática; 3 toneladas da linha branca e 26 toneladas de madeira foram entregues pela população.
Foto: Luiz Jacobs