Cidadão

Servidores da Sema são homenageados com plantio de árvores no Bosque do Servidor

Solenidade é realizada pela secretaria desde o ano passado e tem como objetivo celebrar os servidores que estão se aposentando

Na última sexta-feira (12), a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realizou mais uma cerimônia de homenagem à servidores do órgão que se aposentaram neste mês de agosto. A solenidade foi criada pela Sema em outubro de 2021 e, desde então, muitos servidores já foram homenageados pela iniciativa que dá a oportunidade de cada um plantar uma árvore no Bosque do Servidor, localizado próximo à entrada do Parque Municipal Arthur Thomas.

Desta vez, a cerimônia homenageou os servidores Marcos Antonio Pedraci, de 57 anos, e Noel Vieira da Silva, de 59 anos. Ambos plantaram mudas de ipê rosa e angico no bosque. Pedraci tem 29 anos de serviço público ingressou na Sema logo que ela foi criada, em 2001. “Na Sema, eu trabalhei como gerente de áreas verdes, fiscalização e em muitos outros setores, sempre cuidando da parte de arborização e poda de árvores. Foram mais de 25 anos dedicados ao cuidado com o meio ambiente e me deixa muito orgulhoso de todos os serviços que prestei à sociedade”, conta o servidor.

Pedraci também relembra que, como servidor da Sema, trabalhou por muitos anos na linha de frente junto com a Defesa Civil de Londrina. “Quando ainda nem tinha Guarda Municipal, éramos nós da Sema que auxiliava quando tinha aquelas ventanias fortes; nós passávamos pelas ruas recolhendo as árvores e os galhos que voavam durante as tempestades e ajudava na limpeza das vias. Sempre fomos os primeiros a ser acionados e, só depois, se era preciso, o Corpo de Bombeiros e as ambulâncias eram chamadas”, recorda.

Quando foi convidado pela Sema para ser um dos servidores homenageados com uma árvore no Bosque do Servidor, Pedraci conta que se emocionou muito. “Fiquei muito feliz e honrado com o convite, pois não esperava esse reconhecimento. Tenho orgulho de ter trabalhado aqui e participar dessa cerimônia é um grande presente para mim que vai ficar marcado para sempre na minha memória. Pode parecer uma coisa tão pequena, mas é tão importante para nós, enquanto servidor, ter o seu trabalho reconhecido, mostra que as pessoas têm valor”, contou Pedraci.

Para ele, o que mais vai fazer falta daqui para frente são as amizades que fez ao longo desses 29 anos de caminho. “Sou muito grato aos amigos e colegas que o trabalho aqui na Sema me proporcionou. Agradeço a Deus todos os dias por isso e sei que muitos deles ainda vou ter contato, mas não será mais aquela convivência do dia-a-dia. Vou continuar trabalhando na área de meio ambiente, pois essa é a minha vida e, sempre que eu puder, vou dar uma passada no Bosque do Servidor para dar uma olhada na minha árvore”, afirmou.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Sema, Lidiani Isidoro, a iniciativa de prestar a homenagem aos servidores é uma forma de retribuir todo o trabalho que eles desempenharam ao longo dos anos e de mostrar que eles estarão para sempre marcados na história da secretaria. “Os servidores aposentados dedicaram uma vida inteira de trabalho pela nossa cidade, trazendo benefícios não somente para a Sema, mas para a sociedade em geral. O plantio de uma muda de árvore é um ato cheio de significados. Um deles é que o trabalho e dedicação dos servidores continuarão crescendo por aqui. Eles sempre serão lembrados e terão um motivo para voltar quando quiserem, para cuidar da sua árvore e rever os amigos de trabalho”, afirmou a gerente.

Para o secretário municipal do Ambiente, Ronaldo Siena, a ideia principal do Bosque do Servidor é garantir aos servidores que estão se aposentando o reconhecimento do tempo e da dedicação que eles tiveram com a cidade de Londrina. “Eles cuidaram ao longo dos anos da arborização da cidade, cuidando de todas as nossas áreas verdes, então, nada mais justo que eles ficassem eternizados em nosso parque através dessas árvores no bosque. Além disso, é também uma forma de incentivá-los a nos visitar e a reencontrar os amigos”, concluiu.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos