Prefeitura realiza manutenção asfáltica em mais de dez locais nesta segunda (22)
A agenda incluiu ações realizadas em bairros como Vila Casoni, Inglaterra, Universidade e Vale dos Tucanos
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A operação de tapa-buracos, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), foi levada a bairros das regiões oeste, sul e central de Londrina nesta segunda-feira (22). A programação de conservação viária do dia contou com 14 pontos da cidade atendidos pelos serviços, durante a manhã e também à tarde, mobilizando quatro equipes operacionais.
Os trabalhos compõem o programa permanente de revitalização da malha asfáltica de Londrina, que envolve diferentes formas de manutenção e melhorias, abrangendo todas as regiões do município.
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Sete vias receberam intervenções para recuperar asfaltos esburacados durante o período da manhã. A maior parte ocorreu na região sul. Nas mediações do bairro Inglaterra, as ações envolveram as ruas China, Bélgica, João Weffort, Antônio Niero e Ulisses Rodrigues da Silva. Na área da Vila Casoni, parte central de Londrina, o serviço alcançou as ruas Othelo Zeloni e Guaranis.
Outra rua trabalhada, entre a manhã e a tarde, foi a Tranquilo de Piva Botega, no Vale dos Tucanos, região sul.
Na agenda da tarde, as equipes de pavimentação da Obras atuaram para recuperar trechos danificados na rua Constantino Pialarissi e avenidas Presidente Castelo Branco e Aniceto Espiga, na região oeste. A rua Ângelo Pesarini, na região sul, e rua Caingás, na Vila Casoni (Centro), também contaram com as atividades.
Além dos serviços de tapa-buracos, a SMOP também iniciou trabalhos de remoção de partes de pavimento com deformidades e ondulações – os chamados “borrachudos – na rua Olympio Theodoro, no bairro Universidade, região oeste da cidade. Este serviço específico consiste na retirada e tratamento de pontos saturados, com ondulações ou imperfeições que dificultam o trânsito pela via, sendo que, naquela rua, passam muitos veículos pesados como ônibus e caminhões. Os trechos removidos ganham nova base para depois receber a aplicação de capa de massa asfáltica, refazendo as camadas.
Os “borrachudos” são as áreas do pavimento que parecem estar sendo lançadas e comprimidas para as bordas da pista, ganhando então uma aparência semelhante a material de borracha, principalmente nos pontos de curva, sendo este efeito causado por automóveis de grande porte.