Campanha para Delegacia da Mulher 24h arrecada 14 mil assinaturas
Ação reivindica o funcionamento 24 horas da Delegacia da Mulher inclusive nos finais de semana, feriados e à noite
Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em conjunto com a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher, Sindicato dos Bancários, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e outros parceiros, arrecadaram 14 mil assinaturas para a campanha “Delegacia 24 horas: Londrina veste esta camisa”. Durante a mobilização realizada na última sexta-feira (27), no calçadão, 951 pessoas participaram do abaixo-assinado.
A coleta das assinaturas tem como objetivo colocar em funcionamento a Delegacia da Mulher 24 horas por dia, inclusive finais de semana, feriados e à noite. Isso é necessário para prestar atendimento às mulheres em situação de violência, como determina as Normas Técnicas de Padronização das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM) da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
A iniciativa surgiu na Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual, que é formada por diversos órgãos municipais e estaduais. A entidade realiza encontros mensais, onde foi colocada a dificuldade com relação ao atendimento da Delegacia da Mulher, que funciona atualmente somente em horário comercial.
A coleta de assinaturas teve início em 2011, quando foram arrecadadas mais de 13 mil assinaturas. Em Londrina, a Delegacia da Mulher foi implantada em 1986.