Comitiva de Chapecó conhece processo de coleta seletiva em Londrina
Equipe técnica catarinense vai visitar a CMTU e um dos entrepostos da Coopersil
A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), vai receber amanhã (8), às 8h30, uma equipe técnica da Prefeitura Municipal de Chapecó, interior de Santa Catarina, para conhecer os processos e serviços prestados pela coleta seletiva.
A equipe vai se reunir na CMTU, onde serão apresentados os dados sobre a coleta seletiva e os funcionários da companhia vão tirar as dúvidas dos técnicos catarinenses. Depois da reunião, a comitiva será levada até um dos entrepostos da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos da Região (Coopersil). O objetivo da viagem é adequar os processos realizados aqui a realidade do município de Chapecó.
A comitiva catarinense é composta pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Fundação de Proteção Social, Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) e a empresa Tucano.
Por meio do processo de coleta seletiva, com a contratação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis pela CMTU, as cooperadas passam a receber pelos serviços de coleta e transportes dos materiais.
“O contrato, quando firmado entre a CMTU e as cooperativas, garante o pagamento do imposto de seguridade social (INSS), adicional por toneladas comercializadas, o aumento de renda e a melhoria na qualidade de trabalho dos catadores”, disse a coordenadora interina da coleta de resíduos recicláveis da CMTU, Eliene Moraes.
Atualmente, a Coopersil realiza a coleta e o transporte de materiais recicláveis em 78 mil domicílios de Londrina. A Cooperativa Regional de Coleta Seletiva e Reciclagem da Região Metropolitana de Londrina (Cooperlon) realiza este trabalho em 77 mil residências. Já a Cooperativa dos Profissionais de Reciclagem de Londrina (Coocepeve) recebe o material recolhido pela empresa Ecosystem em 55 mil moradias.
Fotos Arquivo: Luiz Jacobs