SMPM dá palestras em Sertanópolis e Campo Mourão sobre violência contra a mulher - Blog Londrina
Cidade

SMPM dá palestras em Sertanópolis e Campo Mourão sobre violência contra a mulher

Municípios convidaram servidoras de Londrina que atuam na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, considerada referência estadual, para ministrar as atividades

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) participa, na próxima terça-feira (30), do I Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Sertanópolis e, na quarta-feira (31), do I Seminário Municipal dos Direitos das Mulheres em Campo Mourão. Por meio das ações, o objetivo da SMPM é usar a experiência da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Londrina para ajudar os municípios a fortalecer seus serviços e articulá-los em rede, o que facilita a colaboração entre as instituições no atendimento às vítimas.

Segundo a diretora de Atendimento Especializado à Mulher da SMPM, Lucimar Rodrigues da Silva, os convites foram feitos pois a Rede de Enfrentamento da cidade é considerada referência em todo o estado. “Como hoje a violência contra as mulheres está tendo muitos casos, os municípios estão se preocupando, porque são responsáveis por promover políticas públicas para combater esses crimes. Muitos dos municípios menores não tem uma delegacia especializada para a mulher, mas é importante articular as delegacias e demais serviços que eles já possuem para otimizar o atendimento em rede”, explicou.

Na terça-feira (30), a gerente de Inclusão Social e Produtiva da SMPM, Sirlei Fortes de Jesus, e a assessora jurídica de Políticas Públicas para as Mulheres do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Maryanne Lopes Martins, ministrarão as palestras do Fórum em Sertanópolis, acompanhadas por Silva. “Elas vão falar sobre as formas de violência previstas pela Lei Maria da Penha, que são patrimonial, sexual, física, moral e psicológica, e também sobre as dificuldades que as mulheres encontram para romper o ciclo das agressões”, informou a diretora.

Esta é a primeira edição do Fórum, que é promovido pela Prefeitura de Sertanópolis, por meio do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho da Mulher e o Fórum Municipal da Comarca de Sertanópolis.

Participam da reunião os servidores das instituições que atendem às mulheres no município, como a segurança pública, o Conselho Tutelar, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e CRAS. A reunião será das 14h às 18h, no Fórum da Comarca Municipal de Sertanópolis, nas dependências do Tribunal de Júri, localizado na Rua São Paulo, 853. Estão convidadas também as mulheres de Sertanópolis que queiram se informar sobre o tema.

Já na quarta-feira (31) será realizado o I Seminário Municipal dos Direitos das Mulheres de Campo Mourão, que será focado no Fluxograma e Protocolo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, promovido pelo Conselho da Mulher da cidade. “Apesar do município não integrar a Regional da Sejuf de Londrina, Campo Mourão está implantando uma Casa Abrigo, e quer mais informações sobre o funcionamento da nossa”, disse Silva.

A reunião será a partir das 13h30, na Unespar de Campo Mourão, na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 733. São esperados 107 representantes dos órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher da cidade, incluindo organizações da sociedade civil e governamentais.

As palestrantes do dia serão Lucimar Rodrigues da Silva, Maryanne Martins e a Gerente da Casa Abrigo Canto de Dália, Maria Lucimar Pereira. As servidoras de Londrina irão abordar a importância de fortalecer o fluxo do atendimento em rede às mulheres vítimas de violência e explicar como funciona a Casa Abrigo. “Vamos falar também sobre a importância da empatia no atendimento, de acreditar nessas mulheres e acolhê-las sem julgamento. Esse preparo dos profissionais contribui muito para que as vítimas consigam sair da situação de violência”, afirmou.

Silva comentou ainda sobre a importância de compartilhar os conhecimentos adquiridos por Londrina a partir da experiência do atendimento em rede. “Por enquanto, não recebemos mais convites para palestras em outros municípios, além desses. Mas já demos palestras em empresas privadas daqui de Londrina, e é muito importante disseminar o funcionamento dos nossos serviços, tanto para que as mulheres saibam onde buscar ajuda, como para influenciar outros municípios no fortalecimento de suas redes”, concluiu.

Londrina já sediou duas vezes o Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em parceria com a SMPM. A última edição, que reuniur representantes dos 20 municípios que compõem a Regional da Sejuf, foi realizada em 17 de agosto, e focou também em fomentar as redes de enfrentamento.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos