Cidade

Literatura na Biblioteca discute a obra “Contos Novos” de Mário de Andrade

Projeto retoma formato presencial, sempre às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal; entrada é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição

O projeto “Literatura na Biblioteca” inicia na próxima quarta-feira (31) uma nova edição. Com o objetivo de apresentar os principais aspectos e promover um bate-papo sobre os livros da lista do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a iniciativa retorna neste ano à sua versão presencial, sempre às 18h30, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, que fica na avenida Rio de Janeiro, 413, no Centro. O encontro será também transmitido pelo canal do YouTube das Bibliotecas Públicas de Londrina (https://www.youtube.com/channel/UCJDws3F7UF4_m8RNJkidvVA), onde ficará gravado para quem quiser acessar depois. As reuniões são sempre gratuitas e abertas a todos, sem a necessidade de fazer inscrição.

A iniciativa é realizada desde 2017, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas Públicas de Londrina, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UEL.

Neste encontro, será discutido o livro “Contos Novos”, do autor modernista brasileiro Mário de Andrade. A palestra, que será seguida por uma conversa sobre a obra, será ministrada pelo professor doutor Miguel Braga Vieira, docente do PPGL da UEL, e especialista em Literatura Brasileira Contemporânea.

De acordo com a diretora de bibliotecas da Secretaria de Cultura, Leda Maria Araújo, os palestrantes, que são todos professores ou estudantes de pós-graduação, mestrado ou doutorado do PPGL, são convidados a participar conforme a compatibilidade de suas linhas de pesquisa com o livro que será discutido. “O projeto que oferecemos é muito bom, pois dá ao público a chance de ter uma aula e conversar com especialistas muito qualificados, que têm muito conhecimento sobre o contexto da obra”, ressaltou.

Araújo apontou ainda o viés democrático das reuniões. “Muitas pessoas não têm condições de fazer um cursinho pré-vestibular, e é muito importante mostrar à população que ela pode ocupar espaços públicos como o da Biblioteca, além de ter acesso a essas conversas sobre literatura. Nosso objetivo é oferecer o melhor, e nada melhor que a população estar aqui para isso”, destacou.

Terminada a palestra, em que serão apresentados os pontos principais do livro, contextualizando a obra em seu momento histórico e social, todos os participantes poderão tirar dúvidas e contribuir com reflexões. “É muito bom voltar ao presencial, pois podemos oferecer uma discussão com mais partilha, fica mais fácil de termos essa troca com o público. No on-line, nem sempre conseguíamos responder a todas as questões”, comentou a diretora.

Em 2021, o projeto foi feito de forma totalmente online, por conta da pandemia. “Conseguimos alcançar muitas pessoas, e pretendemos manter as transmissões pelo YouTube também. Mas, na minha percepção, a discussão presencial é muito mais rica, os participantes podem adicionar aos argumentos levantados por cada um, uma pessoa pode perceber um aspecto do livro que outra não tenha notado, e isso contribui para a qualidade do projeto”, avaliou Araújo.

Sobre o livro – O professor Dr. Miguel Braga Vieira, que apresentará a discussão sobre o livro na quarta-feira (31), apontou que é muito provável que o Vestibular traga questões focadas no Modernismo. “Este é um ano chave para a compreensão do Modernismo. Celebramos o centenário da Semana de Arte Moderna, da qual Mário de Andrade foi um dos principais idealizadores. Provavelmente, a prova terá várias questões voltadas ao tema, então é muito importante os candidatos se atentarem às obras desse movimento”, recomendou.

Publicado postumamente, em 1947, o livro reúne nove narrativas curtas escritas pelo autor ao longo de cerca de 20 anos. “Ele teve uma carreira muito variada, escreveu crônicas, poesia, contos, além de ter pesquisado muito sobre o folclore e a cultura brasileira”, disse o professor.

A obra é característica da maturidade do autor, e traz uma linguagem típica do Modernismo, marcado por inovações estéticas nas artes em geral, inspiradas por movimentos europeus, e adaptadas à cultura e realidade brasileiras.

Vieira comentou que, por ser um livro de contos, é difícil saber quais cairão na prova. “Os contos, porém, são curtos, a maioria não ultrapassa dez páginas cada. São narrativas mais voltadas ao registro psicológico e à nostalgia, e exploram também as dinâmicas do ambiente familiar e críticas sociais”, destacou.

O professor frisou ainda a importância do projeto para aproximar a UEL da comunidade em geral. “É uma oportunidade para os vestibulandos revisarem e aprofundarem o que estão aprendendo no Ensino Médio ou no cursinho, mas é também aberto a todos que tenham interesse em literatura, é algo que acrescenta bastante a quem participa”, concluiu.

“Contos Novos” integra a lista de leitura da UEL desde 2020. Além deste livro, a lista da UEL conta com outras nove obras para o biênio 2023/2024.

Confira o cronograma completo do “Literatura na Biblioteca”:

– 12/09 – Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga (palestrante: Gisele Gemmi Chiari)

– 26/09 – O Rei da Vela, de Oswald de Andrade (palestrante: Sonia Pascolati)

– 03/10 – Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar (palestrante: Mateus F. Oliveira)

– 17/10 – Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (palestrante: Amanda C. Ferreira)

– 28/10 – Nicketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane (palestrante: Jhenifer Rodrigues)

– 07/11 – Melhores Poemas, de Fernando Pessoa (palestrante: Felipe Frasson)

– 21/11 – Torto Arado, de Itamar Vieira Junior (palestrantes: Gabriel Camilo e Jefferson Ruiz)

– 05/12 – Chove Sobre a Minha Infância, de Miguel Sanches Neto (palestrante: Fernando Leite)

– 12/12 – O Seminarista, de Bernardo Guimarães (palestrante: André Alcântara)

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos