Prefeitura de Londrina inicia vacinação contra paralisa infantil nas escolas
Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), as equipes da Saúde percorrerão 136 unidades escolares para vacinar crianças de 1 a 4 anos, mediante autorização dos pais

A Prefeitura de Londrina iniciou, na manhã desta quinta-feira (8), a vacinação contra paralisia infantil (poliomielite) nas unidades escolares municipais que atendem crianças de até quatro anos. Até sexta-feira (9), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) percorrerão 136 unidades escolares, sendo 33 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs), 58 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados e 45 escolas municipais, para vacinar as crianças de 1 a 4 anos, público-alvo da campanha nacional de vacinação.
Este trabalho resulta de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação. E para acompanhar o início das ações, os secretários das pastas, Felippe Machado e Maria Tereza Paschoal de Moraes, estiveram no Centro de Educação Infantil (CEI) Alegria, localizado no Jardim Progresso, na manhã desta quinta-feira (8).

Das 35 crianças presentes no CEI Alegria, 25 receberam as gotas contra paralisia infantil, mediante autorização assinada pelos pais ou responsáveis. “Contamos com a colaboração dos diretores das unidades escolares, os quais enviaram autorização para as famílias na segunda e na terça-feira, para que pudéssemos vacinar as crianças de 1 a 4 anos”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.
Moraes lembrou que a Educação feito diversas parcerias com a Saúde, a fim de promover o bem-estar das crianças não somente na aprendizagem, mas também para a saúde delas. “Nossa intenção é que estas crianças fiquem protegidas contra doenças e possam frequentar as escolas. Inclusive, quando a criança não aparece nós vamos atrás, procuramos saber porque ela faltou, já que o lugar de criança é na escola”, reforçou.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Londrina para melhorar a cobertura vacinal contra poliomielite. “Estamos indo para a fase final da campanha e a cobertura está muito abaixo da que precisamos ter para manter um cenário livre de paralisia infantil. Por isso, durante todo o dia de hoje e amanhã, as equipes da SMS vão visitar estas escolas para fazer a vacinação das crianças”, pontuou.
Machado enfatizou que a Prefeitura tem se esforçado bastante para conseguir atingir o objetivo de vacinar 95% do público-alvo de 30 mil crianças com a faixa etária de 1 a 4 anos, mas lembra da importância da conscientização dos pais e responsáveis pelas crianças sobre a importância da imunização. “Estamos facilitando, ao máximo, o acesso à vacinação, disponibilizando as doses nas 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, nas escolas, shoppings, onde as famílias costumam passear, mas nada disso adianta se não tiver essa conscientização entre as famílias”, apontou.

A diretora do CEI Alegria, Aparecida dos Reis, contou que a escola, além de enviar a autorização aos pais, reforçou a importância da vacinação dos pequenos contra a paralisia infantil. “Algumas crianças faltaram hoje por motivo de saúde, por isso orientamos os seus pais a buscarem uma unidade de saúde para que a criança receba a dose da vacina. Esta ação nas escolas é muito importante, pois têm crianças que não estão com as vacinas em dia e muitas mães trabalham, dificultando a ida até uma unidade de saúde. Além disso, aqui, no ambiente escolar, a criança fica mais receptiva para receber a vacina, pois vê o amiguinho fazendo o mesmo”, relatou.
A paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou a campanha de vacinação contra a doença até 30 de setembro. Em Londrina também é possível receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP) em todas as UBSs, as quais atendem segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para facilitar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde liberou a vacinação contra pólio e multivacinação por livre demanda, ou seja, sem precisar agendar previamente. Basta se dirigir até uma unidade de saúde mais próxima, lembrando que, no ato da vacinação, a criança e o adolescente devem portar um documento pessoal com foto ou certidão.
A campanha de multivacinação, que acontece concomitantemente com a da poliomielite, também foi prorrogada pelo MS. O objetivo é a atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.