Biblioteca Municipal da região Sul oferece contação de histórias nesta terça (13)
Iniciativa é voltada a crianças de 6 a 12 anos, e é aberta ao público; serão contadas as histórias ‘A mulher do pescador’ e ‘O gigante’, com início às 14h
A Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, da região Sul, terá nesta terça-feira (13) a contação de duas histórias, a partir das 14h. A iniciativa, aberta ao público em geral, é realizada por meio da Rede de Serviços Intersetorial da Região Sul, e é voltada a crianças de 6 a 12 anos. A Biblioteca Municipal da Zona Sul fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Ouro Branco.
De acordo com a bibliotecária responsável pela unidade, Letícia Baptista Pires, duas turmas da Escola Municipal Oswaldo Cruz, também da zona Sul, que somam cerca de 50 alunos, estarão presentes para a contação de histórias. “Mas é aberto também a todas as crianças que queiram participar. Geralmente, quem vêm são os alunos de escolas daqui da região”, mencionou.
Desde 2017 a Biblioteca da Zona Sul participa do projeto “Toda quinta tem história”, para as crianças ouvirem histórias às quintas-feiras. “Durante a pandemia, as atividades eram feitas on-line, e divulgávamos pelo Facebook das Bibliotecas Públicas. É muito bom podermos estar de volta ao presencial e trazer a população à Biblioteca”, concluiu Pires.
A bibliotecária responsável pela unidade também ressaltou os benefícios do projeto. “É algo que estimula muito a imaginação, acaba ajudando com a concentração e na vida escolar da criança de uma forma geral, na relação com a família e também com elas mesmas. Além disso, trazer as crianças à Biblioteca aproxima elas e suas famílias dos livros e da literatura”, avaliou.

A profissional de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Aliny Perrota, é quem contará a narrativa popular “A mulher do Pescador” e a história “O Gigante” – inspirada na canção de mesmo nome do grupo Tiquequê – nesta terça-feira (13). “Escolhi histórias que trabalham muito com a imaginação. A entonação da minha voz, os gestos e os recursos que eu uso estimulam que eles entendam as questões da narrativa”, explicou.
Perrota participa da formação de professores para contação de histórias pelo projeto “Palavras Andantes”. “Conto histórias em algumas escolas também, e fui convidada pela primeira vez para contar na Biblioteca da região Sul”, revelou.
A profissional explicou que ‘A mulher do pescador’ é uma história que trata da ambição. “Eu vou levar vários chapéus e ir trocando ao longo da narrativa, começando com um de palha, e depois um chapéu mais incrementado, assim por diante, para mostrar a ambição crescente da personagem, que sempre quer mais do que tem”, afirmou.
Já a outra história é uma música. “Vou cantar com eles a canção ‘O gigante’, que é uma música com repetição, que permite que eles participem da história. Vou levar um boneco chamado ‘Enorme’, para representar o gigante. É uma atividade que estimula muito a imaginação, pois eles ajudam a contar a história”, antecipou Perrota.
A professora destacou ainda a importância desse tipo de iniciativa. “A contação de histórias é uma porta aberta para a leitura, pois quando as crianças ouvem a história, elas desejam o livro, o suporte onde está a história. É um portal para que se interessem pela leitura”, finalizou.
A Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Excepcionalmente, até a próxima sexta-feira (16) a unidade funcionará em horário reduzido, das 8h às 14h, e retorna ao horário normal no dia 19 de setembro.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina




