Londrina recebe Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná
Reuniões serão realizadas nesta quinta (15) e sexta-feira (16), com a presença de gestoras paranaenses deste segmento; agenda conta com palestra, oficina e debates, além da elaboração de uma Carta Compromisso a candidatos ao governo estadual

Pela primeira vez sediado em Londrina, o Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná terá na cidade, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), programação envolvendo representantes de vários municípios que integram este grupo. O evento será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e é restrito para convidados. Está prevista a participação de agentes dos municípios de Maringá, Guarapuava, Apucarana, Curitiba, Turvo, Altamira do Paraná, Cianorte, Pitanga, Mangueirinha, Fazenda Rio Grande, entre outros.
O objetivo do encontro, segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, é dialogar, alinhar e definir estratégias conjuntas para o fortalecimento da política para as mulheres junto aos órgãos do governo estadual e federal.

A abertura da reunião será na quinta-feira (15), às 15h30. Na sequência, às 16h, haverá a palestra “Transversalidade e Interseccionalidade”: construindo uma agenda de políticas públicas para todas as mulheres, ministrada pela professora doutora Sandra Lourenço, do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Posteriormente, serão reservados momentos para interação e debates entre os participantes.
Já na sexta-feira (16) o evento começará às 9h, com a oficina “Desafios e oportunidades das políticas públicas para as mulheres a partir do Plano Estadual dos Direitos das Mulheres 2022-2025”, que vai até as 12h. No período da tarde, a partir das 13h30, irá ocorrer a elaboração da Carta Compromisso a ser encaminhada aos candidatos ao Governo do Estado do Paraná nas eleições 2022.
Liange Doy Fernandes contou que tanto a palestra quanto as discussões entorno dos eixos temáticos do Plano Estadual são voltadas, além da contribuição aos planejamentos políticos de cada município do Fórum, composto por 15 cidades, também para subsidiar a montagem de uma carta de compromisso a quem está concorrendo para governador do estado.

“Essa é a primeira vez que Londrina sedia o Fórum, organizado institucionalmente em 2019, e a intenção é justamente termos essa visão geral, tratarmos das agendas em andamento e da estruturação de novas iniciativas. Com isso, também faremos essa carta a ser encaminhada aos candidatos, para que eles se comprometam a defender e dar visibilidade às políticas públicas para as mulheres, que os municípios tenham a garantia de contar com essa atuação, já que muitos deles não possuem uma pasta ou estrutura para executar tais ações. Queremos que este direito tenha validade para todos e é importante mobilizarmos forças nesse sentido”, comentou Fernandes.
Em termos de avanços já obtidos por meio dos trabalhos conjuntos do Fórum, a secretária municipal mencionou que vem sendo possível fortalecer os organismos de políticas para as mulheres, valorizar e dar visibilidade a ações direcionadas a este público no estado, e aprimorar os mecanismos de articulação com órgãos em diferentes âmbitos. “Em Londrina, especificamente, podemos citar, entre outros aspectos, o avanço do trabalho em rede e da elaboração de pautas importantes como a criação do Fundo Estadual dos Direitos das Mulheres, para financiamento de serviços de proteção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra elas”, pontuou.
O Fórum de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do Paraná se reúne trimestralmente, ou se acordo com a demanda dos municípios.