CCIs realizam tardes festivas e oficinas culturais para idosos nesta sexta-feira (23)
Música, dança, bate-papo consciente e oficinas de hip-hop e percussão são algumas das atrações nos CCIs Oeste, Leste e Norte de Londrina

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) de Londrina – Oeste, Leste e Norte – estão com programação repleta de atrações de lazer, entretenimento, aprendizado e socialização entre cidadãs e cidadãos acima de 60 anos. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, convidando os idosos das diferentes regiões da cidade a participar. Nesta sexta-feira (23), haverá agenda de manhã e à tarde, abrangendo encontros festivos com música, dança e recreação, oficinas de hip-hop e de percussão, conversa sobre consumo consciente, além de uma ação no distrito de Guaravera.
No CCI Norte, às 9h30, o Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania terá uma roda de bate-papo abordando o tema Consumo Consciente. O assunto será trabalhado pela geógrafa Mariza Pissinati, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

“A questão do consumo envolve desde os diferentes produtos comercializados no mercado, as roupas, consumo de água, energia elétrica, moradias, formas de transporte e viagens, cuidados com animas domésticos. Por isso, é importante pensarmos e dialogarmos sobre o desperdício e acúmulo, até que ponto iremos utilizar algum item, se realmente precisamos disso, qual a vida útil de um material, se é descartável, tem curta duração ou resiste por tempo prolongado. E também levar em conta os impactos ambientais e econômicos, quanto à reciclagem, poluição, se traz efeitos à economia familiar, entre outros aspectos”, citou Pissinati.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini, acrescentou que este trabalho está alinhado com o que preconiza o Estatuto do Idoso, articulando políticas públicas e promovendo acesso à informação. “É importante levantar este tema com as pessoas idosas, que são influenciadores e podem compartilhar seus conhecimentos com jovens e crianças, podendo melhorar sua relação com o consumo”, afirmou.

Tarde Festiva – No período da tarde desta sexta (23), a Tarde Festiva da Primavera é destaque movimentando o CCI Norte a partir das 13h. Qualquer pessoa idosa pode participar deste encontro, sem a necessidade de estar cadastrado na unidade ou fazer inscrição previamente. A festa reúne música, dança e diversão, proporcionando momentos descontraídos aos presentes. O ambiente estará decorado com elementos alusivos à primavera, trazendo enfeites com flores, pompons, cores alegres e vibrantes.
Neste evento, ainda será feito um concurso para premiar a dupla mais animada da festa. Os participantes ficam livres para irem trajados a seu gosto, podendo ou não remeter ao tema principal proposto pelo encontro. A ação será organizada pela educadora física do CCI Norte, Viviane Alves, com apoio da estagiária Maria Eduarda Fulam. Quem quiser tirar dúvidas e obter mais informações, o telefone do CCI Norte é (43) 3373-0091, e o endereço é rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind.
“As tardes festivas são momentos de alegria para os idosos, uma oportunidade para dançar, cantar, fazer novas amizades e fortalecer as já existentes. Esta é uma atividade de muito sucesso, contando, em média, com presença de 180 idosos todas as sextas-feiras. É fantástico e eles gostam muito”, destacou a secretária municipal do Idoso.

Guaravera – Pessoas acima de 60 anos do distrito de Guaravera poderão participar de uma tarde festiva na sexta-feira (23), às 14h, organizada pela Pastoral do Idoso de Guaravera e o CCI Oeste de Londrina. Não é necessário se inscrever para participar.
De acordo com a assistente social Rosely Sonoda Gomes, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), será realizada uma roda de conversa e interação para estimular a integração entre o público idoso do distrito. “Além disso, os diálogos visam a articulações de mais ações e encontros neste local, para motivar e trazer mais pessoas para as práticas. A ideia é incentivar a comunidade do distrito a comparecer às atividades, nessa retomada de ações presenciais. Antes da pandemia nós já realizávamos grupos de atividades com idosos lá e queremos fortalecer este vínculo, para que a sequência seja produtiva e proveitosa para todos”, comentou.

Projeto “A Rua Dança a Cidade” – Com o intuito de trabalhar a troca de experiências por meio da música e da dança, focado na essência da arte do hip hop, o projeto “A Rua Dança a Cidade” está com inscrições abertas para novas etapas nos CCIs Oeste, Leste e Norte. A iniciativa busca oportunizar a interação, estimular as potencialidades, descobertas e talentos, além de gerar amizades e momentos descontraídos.
Este projeto conta, há muitos anos, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Já foi levado aos três CCIs da cidade em outros momentos. Atualmente, são atendidas 175 pessoas; mas, longo de seus 20 anos de existência, o projeto já beneficiou 4 mil pessoas com idade entre 6 e 90 anos. “A Rua Dança a Cidade” é um projeto coordenado pelo oficineiro Edio Elias Gonçalves.
A partir da próxima segunda-feira (26), das 9h às 10h, as aulas terão início no CCI Oeste, que recebe as inscrições pelo telefone 3375-0334 ou pelo número de WhatsApp 3375-0307. Neste mesmo horário, na terça-feira (27), o encontro irá ocorrer no CCI Norte, e os interessados em participar podem se cadastrar para a fila de espera, uma vez que essa atividade possui alta demanda, estando entre as mais disputadas nos Centros de Convivência.
Já na quarta-feira (28), será a vez do CCI Leste contar com a atividade deste projeto, também das 9h às 10h. Há vagas abertas a serem preenchidas, pelo número 3375-0307, contato pelo qual são obtidas mais informações a respeito.
“Os idosos apreciam muito essa atividade que é sempre elogiada por quem participa, uma das mais divertidas de se ver e curtir. O planejamento dos encontros é muito bem feito pelos organizadores do projeto, que mantém um vínculo bem legal junto a este público. Trata-se de uma atividade importante ofertada por essa iniciativa com apoio do Promic, que chega a diferentes espaços, públicos e faixas-etárias, incluindo os frequentadores dos CCIs”, destacou a secretária do Idoso, Andrea Ramondini.

CCI Leste – Parte da programação fixa do CCI Leste, a Oficina de Percussão é um dos destaques da parte cultural das ações ofertadas pelo espaço. Os encontros ocorrem todas as sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. As inscrições devem ser feitas pelo próprio CCI Leste.
O projeto integra o projeto Atrito, Arte em Movimento e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, pelo Promic. O professor Robson Borges Arantes é o mestre responsável por conduzir as aulas, que tem como foco trabalhar questões como a função rítmica, teoria musical, coordenação motora e reconhecimento corporal junto aos participantes. Arantes é pedagogo e especialista em psicopedagogia.
Sendo capaz de produzir sons e música de diversas maneiras, um instrumento de percussão pode ser tocado por meio de baquetas, de agitação, raspagem ou com as próprias mãos, dependendo da finalidade. Assim, qualquer batuque utilizando objetos comuns pode ser considerado um ato percussivo, possibilitando a criação de ritmo musical mesmo com o uso de tampas de panela, potes, caixas, talheres e outros.