Cidadão

Londrina participa da programação da 16ª Primavera dos Museus

Atividades realizadas na cidade incluem roda de conversa, palestra, show e feira de empreendedorismo; todas as ações são abertas à população e têm entrada gratuita

Até o próximo domingo (25), Londrina participa da 16ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. A atual edição da atividade, que é realizada em todo o território nacional, teve início na segunda-feira (19). Neste ano, o evento comemora o bicentenário da Independência do Brasil, completado no último dia 7 de setembro.

A Primavera dos Museus é um programa desenvolvido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no qual as instituições locais possuem autonomia para desenvolver sua programação, a partir de um tema nacional.

Em Londrina, a próxima atividade está prevista para quinta-feira (22), a partir das 19h, no Museu Histórico de Londrina – Padre Carlos Weiss, onde será realizada uma roda de conversa sobre a presença das culturas indígenas nos museus e o território como espaço de memória. A ação contará com a participação dos gestores do Museu Histórico de Londrina e do Museu das Culturas Indígenas de São Paulo.

Já na sexta-feira (23), às 19h30, será promovida a palestra “Diários Litográficos: Memória da Pedra”, com Raphael Menten e Carolina Sobreira, na sala 683 do Centro de Educação Comunicação e Artes (Ceca) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também na sexta-feira (23), a partir das 19h30, o Museu Histórico de Londrina recebe o show musical das Black Divas Singers, que apresentarão samba, jazz, reggae e outros ritmos.

Ainda no Museu Histórico, no sábado (24), das 9h às 17h, será realizada a Feira do Coletivo Black Divas que, através do estímulo ao empreendedorismo e diversidade dos negócios, busca a ampliação e empoderamento das mulheres para a geração de renda no pós-pandemia.

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luísa Fontenelle, a Primavera dos Museus é um momento em que as instituições locais museológicas e de outras naturezas, bem como produtores culturais, se aproximam. “Nesses eventos, atendemos a população de forma conjunta. São momentos em que levamos a produção cultural para fora dos museus, por meio de exposições, palestras e ações diversas. Sempre participamos dos calendários nacionais, tanto que, nestas 16 edições de Primavera dos Museus, nós estivemos presentes em todas”, frisou.

A diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, destacou que as atividades escolhidas para este ano foram focadas no tema da Independência. “Nossa programação foi pensada a partir de questões que estamos enfrentando há 200 anos. Ainda hoje, temos muitas pessoas sofrendo com a fome e pobreza; a população negra ainda não teve a oportunidade de ter o seu espaço digno na sociedade; os indígenas estão sendo cada vez mais massacrados; e as mulheres continuam a sofrer em meio à sociedade sexista. Então, nossa programação foi em busca de trazer essas pessoas, por meio de palestras, rodas de conversas, show, feira e demais propostas”, salientou.

Foto: Emerson Dias/NCom

Realização – As atividades da programação visam a divulgação e valorização dos museus brasileiros, incentivando a visitação e reforçando a relação entre os museus e a sociedade através da arte e cultura.

Em Londrina, a programação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Museu de Arte de Londrina; Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss; Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – Universidade Estadual de Londrina e Sesc Londrina Cadeião Cultural.  Estão sendo promovidas exposições, palestras, exibição de filme, roda de conversa, show musical, feira e ação educativa. Todas as atividades são gratuitas.

Os interessados que se inscreverem antecipadamente terão direito a certificados de participação e, para aqueles que não se inscreverem, a participação é bem-vinda, porém, sem direito à certificação. A Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, pelo telefone (43) 3371-6606. 

Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos