Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerra nesta tarde
Programação teve como objetivo debater, divulgar e analisar obstáculos e avanços da inclusão das Pessoas com Deficiência nas diversas áreas da sociedade
Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência encerram hoje (28), no período da tarde, a III Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A solenidade foi aberta com o grupo musical da Associação Pais Amigos Excepcionais de Londrina (APAE), a partir das 14h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), localizado na rua Deputado Fernando Ferrari, 160, jardim dos Bancários.
O encerramento realizado com o seminário “Trabalho e Pessoa com Deficiência”, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Londrina (CMDPD) e a FIEP, teve a presença do procurador do Trabalho, Luciano Carlesso.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Lindaura dos Santos Prezotti, agradeceu a todos os londrinenses que participaram da semana e falou sobre a importância das atividades que foram realizadas. “O nosso trabalho foi muito proveitoso. A semana nos mostrou em quantas pessoas com deficiência somos, o que fazemos e como vivemos. Quase um quarto da população tem alguma deficiência, informação que nos dá força para que nosso trabalho continue”, disse.
A programação de hoje contou com uma mesa redonda, para discutir sobre “A atuação do Ministério Público e do Ministério da Educação na Inclusão da Pessoa com Deficiência”. Na sequência outra mesa redonda, com o tema “A preparação da Empresa para a Inclusão da Pessoa com Deficiência”. E depois a palestra, “Benefícios Previdenciários e Assistenciais”.
Durante toda a semana foram desenvolvidas oficinas, apresentações artísticas, campanhas educativas de conscientização, debates e seminários. O objetivo desta III Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência é divulgar, debater e analisar os obstáculos e avanços da inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. O tema deste ano foi “Inclusão: muito a comemorar e muito mais a fazer!”.