Cidadão

Evento na região leste leva serviços de saúde, assistência social e educação

Ação Comunitária acontecerá na quinta-feira (6), durante toda a manhã, na Unicesumar

Nesta quinta-feira (6), das 9h às 12h, será realizada uma grande ação comunitária, promovida pela Rede Intersetorial de Serviços da Região Leste, que levará diversos serviços, como de saúde, assistência social, educação e orientações sobre os direitos das mulheres. O encontro será na Unicesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450 e é parceira da iniciativa.

De acordo com a agente comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Ricardo, Silvana Aparecida Alves Olgado, que é representante da unidade nas reuniões da Rede Intersetorial de Serviços da Região Leste, um dos objetivos da ação é promover a interação social dos usuários do território, para acessarem as assistências ofertadas.

A Secretaria de Assistência Social prestará informações sobre atendimentos oferecidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); a oferta de atividades coletivas e de acompanhamento das famílias; o acompanhamento pelo serviço de proteção social no domicílio; o agendamento de atendimento para Cadastro Único (CadÚnico); a apresentação das ofertas e inserção em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); e a apresentação dos serviços de Economia Solidária e Inclusão Produtiva. A Secretaria de Educação vai informar sobre a Central de Vagas e apresentar os serviços de convivência, contando com a presença de alunos.

Contemplando a Campanha Outubro Rosa -de prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero- a Secretaria de Saúde fará orientações, por meio dos profissionais da UBS da Vila Ricardo, de prevenção aos cânceres, bem como agendamento para a realização de exames preventivos e panfletagem sobre testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, disse que essas orientações às mulheres são muito importantes, porque tanto o câncer de colo uterino quanto o de mama, quando diagnosticados precocemente, possibilitam maior taxa de cura, chegando a quase 100%. “Londrina tem uma rede fortalecida para acompanhamento das mulheres. Temos serviços de referência e profissionais nas UBSs qualificados para coletar e solicitar os exames, fazer a avaliação dos resultados, instituir tratamento e encaminhar para as referências, quando necessário”, informou.

Colmiran alertou que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata as mulheres, ficando atrás apenas do melanoma (de pele). “Por isso, é muito importante trabalhar com a mulher o autocuidado, a importância de manter a sua rotina de exames, de olhar para as alterações em seu corpo e coletar seus exames, principalmente as que estão na faixa etária de 25 a 64 anos, que é a faixa que o Ministério da Saúde preconiza para rastreio do câncer de colo de útero, e de 50 a 69 anos, para o câncer de mama. Contudo, a  mulher que não esteja nessas faixas etárias, mas apresente alterações em seu corpo ou possui dúvidas, deve procurar os serviços de saúde”, apontou.

Representantes do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, também estarão no evento informando sobre a rede de apoio para a mulher que sofre violência doméstica e familiar. A Promotoria Pública também vai participar, levando informações sobre violências contra a mulher.

O evento também vai disponibilizar cortes de cabelo gratuito, oferecidos pelo Clube das Mães Unidas; um Bazar Solidário, para aqueles que quiserem receberem a doação de roupas; e uma triagem de odontologia e nutrição, feita por estudantes da Unisecumar, por meio da qual a comunidade poderá dar seguimento aos atendimentos na Universidade. Haverá, ainda, orientações jurídicas, pela Unicesumar, e contação de histórias, atividades recreativas para as crianças, além de apresentações musicais feitas pelo público do território. Ao final do dia, fechando a programação, a fisioterapeuta da UBS da Vila Ricardo vai promover um alongamento para a comunidade presente.

Para imprensa: outras informações podem obtidas com a coordenadora do CRAS Leste, Taiane Cristine de Jesus Garcia Scarparo, no telefone 3378-0412.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos