Escola Mábio Gonçalves Palhano homenageia especialista em Monteiro Lobato - Blog Londrina
Cidadão

Escola Mábio Gonçalves Palhano homenageia especialista em Monteiro Lobato

Pesquisador Léo Pires Ferreira comemorou seus 81 anos rodeado de alunos da escola municipal, com bolo de parabéns e contações de histórias dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Para agradecer aos ensinamentos repassados, ao longo dos anos, pelo especialista em Monteiro Lobato e membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, Léo Pires Ferreira, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano fizeram uma festa surpresa de aniversário para o estudioso. Na última sexta-feira (30), 25 estudantes da unidade foram até a residência do professor e Cidadão Honorário de Londrina, levando bolo de festa, cartinhas e presentes.

De acordo com a professora Aliny Perrota da Silveira, a surpresa foi possível porque a Secretaria de Educação conseguiu um ônibus escolar para levar as crianças da escola até a residência do estudioso. A docente frisou que tudo foi previamente combinado com a esposa do pesquisador, a dona Marinez. “Fizemos uma comemoração surpresa para o dr. Léo, que faz aniversário em 8 de outubro. Foi uma tarde muito gostosa, onde ele pôde conversar com as crianças e elas fizeram várias perguntas para ele. Todos os alunos adoraram e ele ficou impactado com a surpresa, porque gosta muito de falar com as crianças”, contou.

Foto: Divulgação/SME

Durante o encontro, Ferreira mostrou seu acervo pessoal às crianças, assim como suas coleções de Monteiro Lobato e as fotos que possui do Sítio do Picapau Amarelo. A ideia de fazer a visita ao pesquisador adveio durante o encontro mensal dos professores da rede municipal de ensino, no Clube da Leitura. Neste espaço, os educadores debatem pontos importantes das obras e as experiências vivenciadas junto aos alunos durante as leituras e estudos literários.

No último encontro, realizado mês passado, os educadores debateram a obra Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato. “Eu consegui uma edição bem antiga do livro, de 1940, e queria fazer a doação para alguém que gostasse de Monteiro Lobato, e a Aliny sugeriu presentear o dr. Léo. Assim, nós orquestramos a visita até a casa dele e os alunos amaram, porque o dr. Léo fala a linguagem das crianças e ele direcionou algumas leituras. Foi uma experiência muito positiva e muito rica para eles, que puderam estar em contato com um estudioso e escritor”, disse a professora da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, Marli Moreira Lima Silva.

Foto: divulgação

Atualmente, o dr. Léo, como é conhecido, tem dificuldade de locomoção por conta da idade e de problemas de saúde, mas, antes disso, ele costumava participar de todos os encontros do Clube de Leitura, para ensinar aos professores sobre Monteiro Lobato. Também era comum vê-lo palestrando para as crianças nas escolas municipais de Londrina e doando livros infanto-juvenis para as bibliotecas públicas municipais. “Ele vem contribuindo com a construção do conhecimento há anos, indo às escolas, tendo contato com as crianças, mas essa foi a primeira vez que os alunos viram o acervo dele. Nós estamos muito felizes com o resultado, porque as crianças saíram empolgadas da visita e com vontade de ler mais sobre Monteiro Lobato; até fizeram uma promessa de que a próxima edição da história em quadrinhos deles seria com os personagens de Monteiro e que eles vão mostrar para o dr. Léo”, completou Silveira.

Sobre Monteiro Lobato – O autor Monteiro Lobato (1882-1948) é estudado nas escolas brasileiras, porque é considerado o pai da literatura infantil brasileira, ou seja, um dos autores mais importantes do Brasil. Foi a partir da obra Sítio do Picapau Amarelo e das aventuras da boneca falante Emília, que se deu início à literatura infanto-juvenil brasileira. Antes desse livro, as crianças brasileiras só tinham obras internacionais para ler.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal