Escola Mábio Gonçalves Palhano homenageia especialista em Monteiro Lobato
Pesquisador Léo Pires Ferreira comemorou seus 81 anos rodeado de alunos da escola municipal, com bolo de parabéns e contações de histórias dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Para agradecer aos ensinamentos repassados, ao longo dos anos, pelo especialista em Monteiro Lobato e membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, Léo Pires Ferreira, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano fizeram uma festa surpresa de aniversário para o estudioso. Na última sexta-feira (30), 25 estudantes da unidade foram até a residência do professor e Cidadão Honorário de Londrina, levando bolo de festa, cartinhas e presentes.
De acordo com a professora Aliny Perrota da Silveira, a surpresa foi possível porque a Secretaria de Educação conseguiu um ônibus escolar para levar as crianças da escola até a residência do estudioso. A docente frisou que tudo foi previamente combinado com a esposa do pesquisador, a dona Marinez. “Fizemos uma comemoração surpresa para o dr. Léo, que faz aniversário em 8 de outubro. Foi uma tarde muito gostosa, onde ele pôde conversar com as crianças e elas fizeram várias perguntas para ele. Todos os alunos adoraram e ele ficou impactado com a surpresa, porque gosta muito de falar com as crianças”, contou.

Durante o encontro, Ferreira mostrou seu acervo pessoal às crianças, assim como suas coleções de Monteiro Lobato e as fotos que possui do Sítio do Picapau Amarelo. A ideia de fazer a visita ao pesquisador adveio durante o encontro mensal dos professores da rede municipal de ensino, no Clube da Leitura. Neste espaço, os educadores debatem pontos importantes das obras e as experiências vivenciadas junto aos alunos durante as leituras e estudos literários.
No último encontro, realizado mês passado, os educadores debateram a obra Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato. “Eu consegui uma edição bem antiga do livro, de 1940, e queria fazer a doação para alguém que gostasse de Monteiro Lobato, e a Aliny sugeriu presentear o dr. Léo. Assim, nós orquestramos a visita até a casa dele e os alunos amaram, porque o dr. Léo fala a linguagem das crianças e ele direcionou algumas leituras. Foi uma experiência muito positiva e muito rica para eles, que puderam estar em contato com um estudioso e escritor”, disse a professora da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, Marli Moreira Lima Silva.

Atualmente, o dr. Léo, como é conhecido, tem dificuldade de locomoção por conta da idade e de problemas de saúde, mas, antes disso, ele costumava participar de todos os encontros do Clube de Leitura, para ensinar aos professores sobre Monteiro Lobato. Também era comum vê-lo palestrando para as crianças nas escolas municipais de Londrina e doando livros infanto-juvenis para as bibliotecas públicas municipais. “Ele vem contribuindo com a construção do conhecimento há anos, indo às escolas, tendo contato com as crianças, mas essa foi a primeira vez que os alunos viram o acervo dele. Nós estamos muito felizes com o resultado, porque as crianças saíram empolgadas da visita e com vontade de ler mais sobre Monteiro Lobato; até fizeram uma promessa de que a próxima edição da história em quadrinhos deles seria com os personagens de Monteiro e que eles vão mostrar para o dr. Léo”, completou Silveira.
Sobre Monteiro Lobato – O autor Monteiro Lobato (1882-1948) é estudado nas escolas brasileiras, porque é considerado o pai da literatura infantil brasileira, ou seja, um dos autores mais importantes do Brasil. Foi a partir da obra Sítio do Picapau Amarelo e das aventuras da boneca falante Emília, que se deu início à literatura infanto-juvenil brasileira. Antes desse livro, as crianças brasileiras só tinham obras internacionais para ler.