Conselho de Transparência inicia processo para seleção do novo controlador-geral
Interessados poderão fazer suas inscrições entre 21 e 31 de outubro; podem participar do processo servidores públicos ou profissionais da iniciativa privada que atendam aos requisitos da função

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL) está conduzindo o processo de elaboração da lista tríplice para a nomeação do novo controlador-geral do Município. As informações detalhadas sobre o procedimento constam do Edital no 001/2022, publicado na edição no 4.723 do Jornal Oficial do Município, a partir da página 35 (clique aqui para acessar).
Poderão participar da seleção servidores públicos ou profissionais da iniciativa privada com idoneidade moral e reputação ilibada que possuam graduação em curso superior de Direito, Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas. Além disso, é preciso ter experiência de, no mínimo, cinco anos, no setor público ou privado, nas áreas de controladoria, contabilidade, financeira, auditoria, compliance ou similares. É importante ressaltar que tanto a formação acadêmica quanto a experiência profissional deverão ser comprovadas por meio da apresentação dos documentos listados no edital.

Com mandato de quatro anos, referentes ao período 2023-2026, o novo controlador-geral terá remuneração mensal de aproximadamente R$ 15 mil. De acordo com a presidente do CMTCSL, Juvira Cordeiro, o principal papel do controlador-geral do Município é fiscalizar e monitorar todas as ações do Executivo municipal, incluindo a condução das finanças, a execução de obras e a elaboração de decretos, entre outras atividades.
“O controlador-geral tem acesso irrestrito a todo tipo de informações, ou seja, não há sigilo algum para ele. Por isso, a pessoa que assumir o cargo deve, além de demonstrar alto conhecimento e competência, possuir um senso exemplar de ética e honestidade. Nosso objetivo é selecionar o melhor profissional possível para essa função estratégica”, destacou Cordeiro.
Como se inscrever – Para efetivar suas inscrições, os interessados devem acessar o link https://portal.londrina.pr.gov.br/lista-triplice-controlador/lista-triplice-controlador-2022, preencher o formulário disponível, gerando número de protocolo, e, em seguida, encaminhar os documentos solicitados para o e-mail conselhotransparencialondrina@gmail.com. O período para a realização das inscrições e envio da documentação vai da 0h do dia 21 de outubro até as 23h59 de 31 de outubro.
Em 7 de novembro, será divulgada a lista com o deferimento das inscrições, sendo que os candidatos cujas inscrições tenham sido indeferidas poderão interpor recursos entre os dias 8 e 10 do mesmo mês. Após análise da Comissão Especial, as respostas aos recursos serão publicadas em 11 de novembro.
Etapas seguintes – Os documentos enviados pelos candidatos serão analisados conforme os critérios estabelecidos no edital, e a lista com os nomes dos concorrentes considerados aptos a participar da sabatina serão divulgados em 16 de novembro. Também será possível interpor recursos contra essa fase, entre os dias 17 e 19 de novembro, e os resultados finais serão publicados no dia 23 do mês que vem.
Posteriormente, em data, horário e local a serem definidos, o CMTCSL se reunirá, em audiência pública, com o propósito de sabatinar os candidatos a fim de mensurar seu conhecimento. Na ocasião, cada candidato terá o tempo máximo de 30 minutos para apresentar seu plano de trabalho, devendo responder as questões dos membros do Conselho em seguida.
Concluída essa fase, o CMTCSL fará uma reunião para informar sobre o resultado final do processo de seleção, divulgando a composição da lista tríplice que será enviada ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. As notas finais dos candidatos abrangerão as notas de seus currículos, experiência profissional, propostas de trabalho e desempenho na sabatina.
Uma vez finalizada a seleção, a presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social providenciará a publicação de seus resultados no Jornal Oficial do Município e em outros meios de comunicação, assim como enviará a lista tríplice ao prefeito. A partir de então, o chefe do Executivo municipal terá o prazo de quinze dias para designar o novo controlador-geral. De acordo com o cronograma definido pelo edital, a nomeação deve ser feita até 20 de dezembro.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Juvira Cordeiro, pelo telefone (43) 3372-4370.