Cidadão

CMDCA realiza pré-conferência voltada à população da região central nesta terça (11)

Atividade antecede a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será promovida entre 9 e 10 de novembro

Com o objetivo de ouvir as demandas das crianças e adolescentes que vivem na região central de Londrina, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza sua nona pré-conferência nesta terça-feira (11), às 8h30. O encontro será na unidade da Guarda Mirim de Londrina localizada próximo ao Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa, na Rua Atílio Scudeler, 283. Todos os interessados podem participar, independentemente de idade, e não é necessário fazer pré-inscrição. A reunião será realizada somente de forma presencial, sem transmissão on-line.

Foto: arquivo CMDCA / divulgação

Iniciadas em setembro, as pré-conferências antecedem a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, programada para ocorrer entre 9 e 10 de novembro, das 8h às 18h, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina (Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, bairro Aeroporto). Neste ano, o tema central do evento será “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Através das reuniões preparatórias, que tem sido realizadas em diferentes regiões do município, a população tem a oportunidade de discutir temas referentes às crianças e adolescentes em diferentes áreas, como educação, saúde, esporte, lazer e cultura, entre outras.

Foto: arquivo CMDCA / divulgação

Os tópicos debatidos estão divididos em cinco eixos temáticos: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção e defesa de seus direitos; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes; e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.

Foto: arquivo CMDCA / divulgação

Segundo a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, a população tem participado ativamente das pré-conferências. “A comunidade tem se engajado bastante, especialmente as próprias crianças e adolescentes, e isso é muito positivo. Na pré-conferência da zona leste, por exemplo, que foi realizada na Epesmel, tivemos a participação de aproximadamente 400 pessoas”, disse.

Próximas atividades – Na quinta-feira (13), às 14h, o CMDCA promoverá uma pré-conferência voltada à população das regiões de Paiquerê, Irerê, Selva e Guairacá, no salão da Paróquia São José, de Paiquerê (Rua Victório Libardi, s/n). Em seguida, no dia 19 de outubro, serão organizadas duas reuniões, sendo uma em terras indígenas, no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, e a outra em Lerroville, na unidade da Guarda Mirim do distrito. A agenda se encerra com encontros direcionados às regiões Norte B/Warta (20/10) e aos trabalhadores que atuam junto a crianças e adolescentes (24/10).

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos