Cidadão

Revista Eletrônica da Educação recebe inscrições de artigos até 28 de outubro

Foco desta edição será desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação; produzida pela SME, a revista divulga práticas de ensino dos professores municipais

A Revista Eletrônica da Educação (REDE), da Secretaria Municipal de Educação (SME), recebe até o dia 28 de outubro inscrições de artigos, relatos e poemas de profissionais da Rede Municipal. O objetivo da revista é a divulgação de práticas de ensino e aprendizagem, e o tema central desta terceira edição é o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos devem ser inscritos por meio do site da REDE (https://revistaredelondrina.com/) na aba “Submissão”. A previsão é de que o periódico seja publicado no início de 2023. 

Todos os requisitos para inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico, dentre eles, que o texto precisa ser inédito e não estar sendo avaliado para publicação em outra revista. Pode ter até três autores, sendo que pelo menos um precisa estar vinculado a alguma unidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Londrina, ou seja, Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil tanto Municipais (CMEIs) como conveniados (CEIs).

Edição de agosto da Revista Rede. Imagem: reprodução.

De acordo com a gerente de Formação Continuada da SME e uma das responsáveis pela revista, Viviane Perez, a publicação tem cumprido seus objetivos de divulgação de experiências pedagógicas. “Muitas escolas usam artigos da revista como exemplo de práticas de ensino, as equipes discutem e usam os textos para estudar, ou até aplicar as estratégias descritas. Tem sido muito importante, pois é um espaço que dá visibilidade ao trabalho das escolas”, relatou.

As edições anteriores, todas também digitais, podem ser acessadas no site, sendo que a primeira foi publicada em outubro de 2021 e, a segunda, em agosto de 2022. Além da seção “Educação em Versos”, criada a partir da segunda edição, que traz poemas de autoria própria de professores e servidores da rede municipal de ensino, um destaque é a seção “Conhecendo uma História!”, em que são publicados textos que detalham as trajetórias das creches e escolas municipais. A revista publica também entrevistas realizadas pela equipe editorial.

Perez indicou que os autores precisam ficar atentos ao regulamento de cada seção, que também está detalhado no site. “O comitê científico da REDE avalia quais textos serão publicados. Tem várias questões de responsabilidade do autor, então se tiver algo fora das normas, entramos em contato para que façam algumas correções. Nesta edição, vamos focar em textos que estejam dentro da temática principal, que envolve o letramento em diversas linguagens e o desenvolvimento da oralidade, mas nada impede que os professores enviem trabalhos um pouco diferentes também”, explicou.

As seções do periódico para as quais os professores podem submeter seus textos são: “Práticas do dia a dia da Escola”; “Espaço da Comunidade”; “Educação em Versos”; “Conhecendo uma História!”; “Olha o que tem aqui!”; “Fala aluno! Fala aluna!”; e “Produção Científica Educacional”.

Entre os dias 20 e 22 de outubro de 2022, será realizado o Londrina Mais, evento da SME voltado à formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Londrina. “As escolas apresentam trabalhos que estão desenvolvendo e, caso tenham interesse, os professores podem adaptar estes materiais para que sejam publicados na REDE”, apontou Perez.

A gerente de Formação Continuada da SME convidou os profissionais da Rede Municipal para que inscrevam seus trabalhos no periódico. “Recomendo aos professores que participem, pois os resultados têm sido muito bacanas. A revista promove, principalmente, a formação desses profissionais, e é algo que contribui muito para as estratégias de trabalho de toda a rede municipal”, concluiu.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos