CCIs promovem palestra sobre direito da pessoa idosa e diversas oficinas
Atividades programadas para a próxima semana incluem passeio de idosos no Iapar, oficinas de confecção de amaciante e de produção de conservas, tarde festiva e palestra sobre os direitos dos idosos

Os idosos que participam das atividades do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Norte (CCI Norte) estão convidados para assistir à palestra da advogada Sânia Stefani, que é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Londrina. Ela acontecerá na próxima segunda-feira (17), às 14h, na sede do CCI Norte, que fica na Rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind, no Conjunto Habitacional Maria Cecilia.
A expectativa é que cerca de 120 idosos participem. Para isso, os interessados devem se inscrever pelo telefone 3373-0091 ou pessoalmente, na sede do CCI Norte. Durante o encontro, os participantes aprenderão mais sobre os direitos dos idosos, aposentadoria e empréstimos consignados. A atividade também abordará o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e que deve ser pago aos idosos e às pessoas com deficiência, que não têm condições de se manter sozinhos. “Procuramos sempre oferecer atividades que estimulem os idosos a terem momentos de lazer, interação e que acrescentem novos conhecimentos. Por isso, convidamos todos a irem visitar os CCIs e saberem mais sobre os cursos, oficinas, palestras e outras atividades que temos a oferecer gratuitamente”, destacou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon.
Segundo a psicóloga e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Luciana Ferreira Alvarez, além da palestra, quem estiver no CCI Norte terá a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto do Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento (Cefe). O coordenador-geral do Cefe, Dácio Villar, estará no local e vai apresentar as ações do projeto, que conecta idosos com informações, serviços e políticas públicas. Essa atividade é uma parceria da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e a Ordem dos Advogados de Londrina (OAB), e faz parte da programação do Mês da Pessoa Idosa.

CCI Oeste – Já o Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Região Oeste (CCI Oeste), que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes, vai trazer diversas oficinas e atividades de lazer na próxima semana.
Na segunda-feira (17), das 14h às 16h, os idosos estão convidados para uma tarde festiva, que terá a participação especial do projeto A Rua Dança a Cidade e lanche compartilhado. Durante a tarde, os participantes vão se divertir com as músicas dos anos 1960 e poderão participar de um concurso de dança nas categorias individuais e em casal, além de concorrerem no concurso do melhor traje, sendo que serão classificados os 1º, 2º e 3º lugares do feminino e masculino.
Segundo a assistente social do CCI Oeste, Rosely Sonoda Gomes, os idosos estão ansiosos para a tarde festiva. “Eles já estão preparando as roupas e o estilo para a Tarde Festiva. As mulheres dessa época vestiam saias godê e estampas poá e os homem usavam topete”, contou.
Oficina de amaciante – No dia seguinte, terça-feira (18), às 9h, será a vez de os idosos aprenderem a fazer amaciante de roupas. A atividade faz parte de uma série de oficinas de sabão e seus derivados. Nesta aula prática, os participantes aprenderão a fazer um amaciante similar ao vendido nos supermercados, cuja receita e a técnica serão ensinadas pelo pós-doutor em Físico-Química pela USP e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fábio Cezar Ferreira.
A atividade acontecerá na sede do CCI Oeste, que fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Há 50 vagas disponíveis para os interessados. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (43) 3375-0334 ou pessoalmente na sede do CCI Oeste. Também é possível tirar dúvidas pelo número de WhatsApp (43) 3375-0307. Tanto a inscrição quanto a oficina são gratuitas. O próprio professor leva os ingredientes necessários para o preparo do produto, que pode ser usado visando a economia doméstica, assim como para gerar uma renda extra para as pessoas acima de 60 anos.
Plantas Medicinais – Ainda na terça-feira (18), às 8h30, dois ônibus sairão rumo ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), sendo um deles do CCI Oeste e o outro do CCI Leste. O horário previsto de retorno aos CCIs é às 11h30. O pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná, Paulo Guilherme Ribeiro, vai receber os visitantes.
Ao todo, 45 idosos vão fazer o passeio, que finalizará a oficina de Plantas Medicinais ministrada pelo padre José Aparecido Rocha, o Padre Zezinho. Ele é especialista em plantas medicinais e compartilhou seus conhecimentos sobre o cultivo, cuidados e as propriedades medicinais das plantas no combate a diversas doenças desde março deste ano.
O objetivo é promover o bem-estar, a qualidade de vida e a socialização dos idosos, unindo-os ao conhecimento teórico e prático sobre as plantas medicinais. A ação faz parte do projeto Canteiro Saudável, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA).

Curso de conserva – Ainda no CCI Oeste, na quarta-feira (19), às 14h, será realizado um curso de como fazer conservas/picles. Foram abertas 25 vagas para os idosos da região. Quem quiser participar precisa se inscrever pelo telefone (43) 3375-0334 ou pessoalmente, na sede do CCI Oeste. Também é possível tirar dúvidas através do número de Whatsapp (43) 3375-0307. Tanto a inscrição quanto a oficina são gratuitas.
A atividade acontecerá na sede do CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111) e será ministrada pela servidora da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Maria Inez Passini Lima, que é economista doméstica formada pela Universidade de São Paulo (USP). Ela já ministrou outros cursos e palestras, como a Oficina de Aproveitamento de Alimentos, onde ensinou receitas criativas, práticas e econômicas, com o objetivo de estimular a alimentação saudável e sem desperdício.