Prefeitura participa da entrega de 2,5 toneladas de alimentos a entidades de Londrina
Doação foi feita pela cooperativa Coafas ao programa Mesa Brasil, do Sesc; ação integra a 3ª Semana Municipal da Alimentação

Nesta terça-feira (18) à tarde, o programa Mesa Brasil, do Sesc Londrina, realizou a entrega, a 17 entidades socioassistenciais, de 2,5 toneladas de alimentos que haviam sido doados pela Cooperativa Solidária de Produção Comercialização e Turismo Rural da Agricultura Familiar do Norte do Paraná (Coafas). A ação integra a 3ª Semana Municipal da Alimentação, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Além disso, está alinhada às comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente em 16 de outubro.
Realizada no Sesc Londrina Aeroporto (R. Vasco Cinquini, 429), a solenidade de entrega contou com a presença do vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, do gerente executivo do Sesc Londrina Centro/Aeroporto, Everson Furtado e do presidente da Coafas, Carlos Roberto Bento. Também participou o gestor social da entidade Legião da Boa Vontade (LBV), Kleber Maricato, e representantes do Instituto Roberto Miranda e da ONG Viver, assim como servidores da SMAA e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), entre outras personalidades.

Ativo em Londrina desde 2006, o programa Mesa Brasil conta com cerca de 80 entidades no município e em sua região metropolitana. Através da iniciativa, que conta com uma assistente social e uma nutricionista, o Sesc Londrina faz o acompanhamento de doações de alimentos e fornece orientações sobre o armazenamento e transporte desses materiais, assim como aconselhamento nutricional, tanto para as organizações doadoras quanto para as instituições filantrópicas.

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, disse que o Mesa Brasil é um exemplo e um incentivo para a cidade, e destacou que essas ações são positivas não só para quem faz a doação como também para as entidades que recebem esses alimentos e a população beneficiada. “Fico muito feliz e grato por participar desse evento junto com o Coafas, que fez essa doação generosa, o Sesc e as outras instituições envolvidas. O Mesa Brasil é um programa importantíssimo que vem contribuindo para que as pessoas em situação de vulnerabilidade se alimentem bem e tenham mais saúde e qualidade de vida. Iniciativas como essa contribuem para que possamos resolver o problema da fome no nosso município”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino, a contribuição dos pequenos agricultores que fazem parte da Coafas é muito importante diante do atual contexto socioeconômico. “O problema da fome foi agravado durante a pandemia e os números de famílias vulneráveis permanecem altos nesse período pós-pandemia. Por isso, a sociedade e essas entidades estão de parabéns, por ajudar as pessoas que mais necessitam. Nós, da administração municipal, somos gratos a esses produtores e à cooperativa por estar à frente desse importante trabalho social em prol dessas famílias”, salientou.
O gerente executivo do Sesc Londrina Centro/Aeroporto, Everson Furtado, destacou que, em Londrina e região, o Mesa Brasil beneficia entre 10 e 14 mil pessoas mensalmente, através da distribuição de alimentos às entidades. “Estamos sempre fazendo campanhas para atrair novos doadores e, em relação às entidades filantrópicas, é preciso que elas atendam a uma série de requisitos para que possam ser contempladas com as doações. Entre essas condições, estão a participação obrigatória em ações formativas promovidas pelo programa Mesa Brasil, envolvendo temas como o reaproveitamento de alimentos e práticas educativas”, pontuou.
Conforme o presidente da Coafas, Carlos Roberto Bento, a cooperativa possui aproximadamente 350 sócios, e está à disposição para realizar outras ações sociais. “A Secretaria de Agricultura e o IDR nos fornecem um apoio que é crucial para nossas atividades, e pretendemos continuar a ajudar Londrina e as outras cidades da região, sempre que for preciso”, frisou.
O gestor social da LBV, Kleber Maricato, se disse muito grato pela iniciativa, e lembrou que a Coafas já tinha realizado outras ações de doação de alimentos para as entidades filantrópicas de Londrina. “Durante a pandemia de Covid-19, a Coafas nos ajudou muito, através do Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo do Paraná, que em Londrina foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e beneficiou 20 instituições. Os alimentos entregues são de muita qualidade, assim como o atendimento realizado pelos funcionários da cooperativa. Agradeço também à Secretaria de Agricultura por incentivar essas ações e apoiar os pequenos produtores, pois o cooperativismo e os bancos de alimentos são essenciais, assim como programas como o Mesa Brasil”, afirmou.
Parceiros da Semana Municipal da Alimentação – Também participam da Semana Municipal de Alimentação, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Colégio Polivalente e a empresa Sepat – Administração de Restaurantes, entre outros parceiros.