Unicesumar e distrito de Lerroville recebem últimas pré-conferências do CMDCA
Encontros serão realizados nos dias 24 e 25 de outubro, com a participação de trabalhadores da área e de crianças e adolescentes do distrito, respectivamente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza, na segunda-feira (24), a pré-conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente com trabalhadores que atuam na área da infância e da adolescência das redes governamentais e não-governamentais. O encontro será nas dependências da Unicesumar (Av. Santa Mônica, 450), a partir das 8 horas. Na terça (25), às 8h30, será a vez das crianças e adolescentes do distrito de Lerroville se reunirem na Guarda Mirim para participar da pré-conferência que estava prevista para o dia 19 de outubro – e que acabou sendo adiada pela instabilidade climática.
Desde o dia 13 de setembro, o CMDCA tem realizado encontros preparatórios para a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que trará o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. A conferência será realizada nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 18h, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina, localizada na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, bairro Aeroporto.
Até o momento, 12 pré-conferências foram realizadas com o objetivo de debater as necessidades de crianças e adolescentes, observando as demandas trazidas por eles para que resultem em formas de implementar políticas públicas em regiões que ainda precisam, bem como aprimorar nos locais em que já foram incorporadas. Entre os eixos que serão debatidos na 11ª Conferência Municipal, estão: o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da Covid-19; a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos; a participação da sociedade e a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas a este público durante e após a pandemia.
De acordo com a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, a pretensão é reunir o maior número de informações sobre quais foram os desafios enfrentados durante a pandemia da Covid-19, grande assunto da conferência municipal em novembro. “A participação da comunidade é extremamente importante para que, a partir das discussões dentro dos eixos temáticos propostos, seja possível construir e pensar em políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, pensando principalmente no contexto de pandemia e pós-pandemia, levando em consideração tudo no que a gente precisa avançar, quais são as vulnerabilidades observadas e os desafios que temos pela frente”, apontou.

A secretária-executiva da CMDCA, Ruth Piveta, destacou que a pré-conferência que será promovida em Lerroville é totalmente destinada a crianças e adolescentes que vivem naquele território e não é necessário se inscrever antecipadamente para participar. “As crianças e os adolescentes participantes poderão expor suas ideias através de várias metodologias diferentes, como por meio de cartazes, de histórias, desenhos, rodas de conversa, bate-papos e transmissão de vídeos educativos. Nos encontros que já realizamos, percebemos que eles têm muito a contribuir no processo de construção das políticas públicas”, disse.
Eleição Complementar – Em paralelo à conferência, o CMDCA também está convocando os interessados da sociedade civil a participarem do processo de eleição complementar para membros suplentes com o fim de compor a gestão 2021/2023. O edital foi publicado no Jornal Oficial do Município nº 4.753, disponível aqui.
Segundo Piveta, considerando a vacância de suplentes, podem se candidatar representantes de diversas áreas da sociedade civil. “Precisamos eleger sete novos membros para a suplência, que podem ser de movimentos sociais e de categorias de classe, representantes de áreas que afetam diretamente a infância e adolescência e de instituições de ensino superior, que também tenham atuação nesta área da infância e da adolescência”, ressaltou.
No edital, é possível ter acesso a toda a documentação exigida para a candidatura. O prazo para inscrições se encerra às 00h da próxima quarta-feira (26) e essas deverão ser realizadas pelo e-mail eleicaocmdca2022@gmail.com. A eleição será no dia 7 de novembro, das 8h às 10h, de forma on-line em link disponibilizado às entidades habilitadas para participarem da eleição. A proclamação dos resultados será feita no mesmo dia.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina