Cidadão

Projeto Mulheres Construindo Democracia recebe menção honrosa da Anpocs

Instituição nacional de pós-graduação em Ciências Sociais condecorou a iniciativa realizada pela UEL com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o CMDM

O projeto Mulheres Construindo Democracia recebeu menção honrosa no 1º Prêmio Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) de Extensão Universitária, durante cerimônia realizada na última sexta-feira (14), de forma on-line. O Prêmio Anpocs destaca anualmente profissionais da área de Ciências Sociais.

O projeto é uma realização do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM).

O objetivo foi unir esforços para oferecer uma formação visando estimular o exercício do controle social em políticas públicas com perspectiva de gênero e interseccionais para as conselheiras municipais e pessoas interessadas na participação democrática e no controle social. Desde 2020, quando iniciou, as participantes puderam trazer contribuições importantes para a implementação, monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, assim como conhecer mais sobre as legislações que regem os conselhos municipais e os órgãos públicos que tratam da construção das políticas públicas sociais. Tudo isso foi realizado por meio de oficinas, rodas de conversa, ciclo de formação e cursos realizados durante a pandemia, de forma remota.

Foto: Emerson Dias / N.Com

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes, a menção honrosa simboliza o reconhecimento público da qualidade dos trabalhos desenvolvidos no Município de Londrina. “A pretensão do projeto foi colaborar para que novas trocas fossem realizadas, permitindo que, cada vez mais, cidadãs e cidadãos, especialmente as mulheres, participem da vida pública, exerçam o controle social das políticas públicas e colaborem para a construção democrática. Então, parabenizamos a UEL por essa premiação da Anpocs, que é uma associação de renome nacional, e ficamos extremamente felizes, por vermos que estamos no caminho certo”, disse.

Um dos trabalhos executados pelo projeto de extensão universitária Mulheres Construindo Democracia foi a Coleção Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas: por mais participação das mulheres. Essa coleção possui três volumes, que trazem os resultados de importantes reflexões que ocorreram durante a realização do Curso Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas. Entre elas, o volume 1 trata sobre as Políticas Públicas, Transversalidade de Gênero e Interseccionalidade. O volume 2 aborda as Políticas públicas e participação das mulheres e volume 3 fala sobre os Instrumentos de planejamento, gestão e monitoramento de políticas públicas. A coleção completa pode ser acessada clicando aqui.

O volume 3 foi elaborado pelas servidoras públicas municipais Rosangela Portella Teruel e Elaine Galvão, ambas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e por Darling Silvia Maffato Genvigir, servidora da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT). Para Rosangela Teruel, o objetivo deste volume foi orientar e estimular a participação das mulheres nas audiências, conferências e conselhos de políticas públicas, instâncias que debatem as prioridades e o orçamento a ser executado pelo Poder Público para a prestação de serviços à população.

Além delas, tiveram importantes contribuições no decorrer do projeto de extensão outras profissionais de diversas áreas, como a doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e Consultora na ONU Mulheres e Secretaria de Políticas para as Mulheres, Layla Pedreira Carvalho; a doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e professora da UEL, Silvana Aparecida Mariano; a psicóloga e doutora em Ciências Sociais, Martha Ramirez-Gálvez; a sanitarista e epidemiologista, Lígia Cardieri; e a doutoranda em Sociologia pela UEL, Meire Moreno, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) em gestões anteriores, Rosalina Batista; secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes.

O Prêmio Anpocs existe de 2013 e destaca anualmente os profissionais da área de Ciências Sociais em várias categorias. A ideia é reconhecer os profissionais por suas contribuições acadêmicas, pelo impacto da produção intelectual e pelo trabalho em prol das ciências sociais.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos