Força Tarefa Integrada realiza ações nas ruas Santos e Paranaguá
Atuação da Polícia Militar, Guarda Municipal e CMTU acontecerá de quinta a sábado

Começa nesta quinta-feira (27), a proibição do estacionamento sobre as ciclovias existentes nas ruas Paranaguá e Santos, na área central da cidade. Anteriormente, a permanência de veículos nesses espaços era liberada de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos finais de semana, a partir das 14h de sábado.

Com a alteração, as ciclofaixas das duas vias passarão a funcionar como as instaladas nas ruas Espírito Santo e Alagoas, onde a proibição de estacionamento vigora em tempo integral. A medida era uma reivindicação dos moradores da região, que se queixavam de não poder utilizar os corredores para ciclistas no período noturno e aos sábados e domingos.
Nesta quarta-feira (26), a CMTU concluirá a instalação das 42 placas que sinalizam os locais. Após reuniões entre o diretor de Trânsito da Companhia, major Mario Celso Andrade, o subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Élio Boing, e o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, coronel Pedro Ramos, ficaram definidas ações nas vias, que começam nesta quinta-feira (27) e vão até o próximo sábado (29), com caráter inicial de orientação. “Neste primeiro momento, a operação terá o objetivo de alertar sobre a mudança. Depois, quem insistir no estacionamento irregular poderá ser autuado. Decidimos atuar em parceria com as forças de segurança para sanar outras incorreções que porventura forem observadas, oferecendo mais segurança aos munícipes”, alertou o diretor Mário Celso Andrade.

Segundo o artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre ciclofaixas ou ciclovias é infração de natureza grave. A penalidade inclui multa no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira de motorista, além da possibilidade de remoção do automóvel para o pátio do Município. O subcomandante major Élio Boing destacou que a atuação da PM será majoritariamente educativa, sem emissão de multas e recolhimento de veículos. “Aquela região concentra bares e tem vida noturna agitada. Essa característica já faz com que nossos policiais sejam acionados, então o cuidado com o trânsito será uma tarefa a mais, buscando a tranquilidade das pessoas que residem na área”, frisou.
Histórico – Os corredores para ciclistas nas ruas Paranaguá, Santos, Espírito Santo e Alagoas medem um metro de largura e foram projetados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL). Implantadas entre 2015 e 2016, as ciclofaixas foram sinalizadas por empresa contratada pelo órgão. A principal característica delas é o funcionamento unidirecional no lado direito da via, acompanhando o fluxo dos veículos e formando um sistema binário. Nesse modelo, o trânsito de ciclistas nas quatro vias ocorre em sentidos opostos, de modo complementar.
À época da instalação, a concepção dos projetos optou por manter o estacionamento noturno e aos finais de semana nas ruas Paranaguá e Santos, enquanto que Espírito Santo e Alagoas não foram contempladas com a possibilidade. Agora, com a proibição da permanência nas duas primeiras vias, todas as ciclofaixas da área central terão funcionamento padronizado.