Destaques

Secretário de Saúde esclarece dúvidas do OGLP

Secretário de Saúde esclarece dúvidas do OGLP

Edson de Souza esteve na Câmara para apresentar documentos que comprovam que não houve má fé na cotação de preços de produtos para a UPA/Oeste

O secretário municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza, participou nesta manhã (23), de audiência na Câmara de Vereadores para debater o andamento do processo de licitação de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região oeste. A reunião contou com a presença do secretário de Gestão Pública, Denilson Novaes, vereadores, empresários, servidores públicos e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Secretário de Saúde esclarece dúvidas do OGLPA audiência teve como principal objetivo esclarecer os questionamentos feitos pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) relativos às cotações de preços feitas por técnicos da Secretaria de Saúde para a compra de equipamentos médicos que serão utilizados na UPA. De acordo com o secretário de Saúde, os questionamentos se resumem na diferença de preços cotados pelo OGPL e os valores levantados pelo município bem como a suspeita da inexistência das empresas contatadas.

Conforme Souza, a reunião foi importante porque oportunizou a apresentação de uma extensa documentação que mostra que em nenhum momento houve má fé dos servidores na cotação dos produtos. “O edital de licitação pública prevê que todos os materiais adquiridos para área da saúde tenham registros na Agência Nacional de Saúde ( Anvisa) e no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ( Inmetro), por isso que os preços são diferentes dos valores cotados pelo Observatório. Nossas cotações sempre levam em conta as certificações exigidas, porque são elas que garantem a qualidade e durabilidade dos produtos”, declarou.

Com relação ao questionamento feito pelo OGLP sobre a inexistência das empresas envolvidas no processo de licitação, o secretário fez questão de apresentar as certidões negativas que comprovam a regularidade de todas as empresas procuradas pelo município durante o processo de cotação de preços. “ Podemos garantir que todas as empresas estão em funcionamento e não há nada que as impeçam de participar do processo”, garantiu.

O empresário Jurandir da Silva, proprietário da Empresa Gralha Azul, participou da reunião e apresentou vários produtos que foram cotados. Na oportunidade ele também mostrou alguns materiais que não são certificados. “É preciso ter mais responsabilidade ao fazer uma cotação de preços de produtos nesta área, pois se não houver uma boa descrição ocorre o risco de se adquirir produtos de baixa qualidade que podem oferecer riscos aos pacientes”, disse.

O empresário informou ainda que trabalha há mais de 20 anos nesta área e se considera prejudicado pelos questionamentos do OLGP. “Fiquei surpreso ao ler na imprensa que minha empresa era fantasma. Acontece que no período da cotação nossa sede era na Rua Lupércio Pozato, 1.063, sala 07, ao lado do almoxarifado do Hospital da Zona Norte. Meses depois nos mudamos para Apucarana, onde estamos até hoje”, declarou o empresário.

 

Visita do MS

Secretário de Saúde esclarece dúvidas do OGLP

 

Na última quarta-feira (21), técnicos do Ministério da Saúde (MS) estiveram em Londrina para visitar as obras das Unidades de Pronto Atendimento do município. De acordo com o secretário de Saúde, a equipe foi comunicada sobre o atraso no processo de licitação para a compra dos produtos. “Explicamos o ocorrido e eles entenderam. Com isso tivemos uma ampliação do prazo para a entrega da obra. Isso é importante porque não corremos mais o risco de devolução dos recursos repassados”, explicou Souza que acredita que a UPA/Oeste deverá ser entregue em janeiro de 2013.

 

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos