Encerra nesta sexta (28) o prazo de inscrições para a 3ª Revista Eletrônica da Educação
Publicação recebe artigos, relatos, poemas e entrevistas enviados por professores, alunos e gestores da rede municipal de ensino

Quem ainda não enviou seus trabalhos para a seleção da Revista Eletrônica da Educação (REDE), em sua 3ª edição, tem prazo até esta sexta-feira (28) para realizar o procedimento. A inscrição pode ser feita on-line pelo endereço https://revistaredelondrina.com/. Podem participar da publicação, idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), professores, estudantes, coordenadores e diretores das unidades escolares que integram a rede municipal de ensino de Londrina.
O objetivo da iniciativa é divulgar práticas de ensino e aprendizagem de professores e alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e das modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, e ainda conteúdos de gestão das ações pedagógicas no âmbito da educação londrinense.
Nesse contexto, estarão representadas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), além de Centros de Educação Infantil (CEIs), e os materiais reúnem artigos, relatos, poemas e entrevistas. Educadores de universidades, ou que possuem vínculo com outras redes, podem colaborar nas produções encaminhadas como coautores e orientadores.
A 3ª edição da REDE traz como tema central o desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Com este foco, a intenção é dar visibilidade e evidenciar o trabalho de excelência realizado diariamente por esses profissionais.
Cada trabalho pode ter até três autores, devendo ao menos um deles ser da rede municipal. Todas as normas de submissão dos trabalhos podem ser conferidas no link https://revistaredelondrina.com/blog/ . Ao todo, são sete categorias abertas: “Práticas do dia a dia da Escola”; “Espaço da Comunidade”; “Educação em Versos”; “Conhecendo uma História!”; “Olha o que tem aqui!”; “Fala aluno! Fala aluna!”; e “Produção Científica Educacional”.
Segundo a professora Francieli Araújo, do apoio pedagógico da Gerência de Formação Continuada da SME, cerca de 50 trabalhos foram recebidos para esta 3ª edição da revista REDE. Ela informou que todos os trabalhos inscritos, sem exceção, são avaliados por uma comissão composta por professores da rede municipal, entre profissionais que atuam em unidades escolares ou na Secretaria Municipal de Educação. “Todos os inscritos recebem um parecer com o retorno sobre o seu trabalho. Nossa intenção é sempre incentivar a prática de elaboração de trabalhos científicos. Procuramos ter um olhar sensível aos trabalhos encaminhados, sendo que aqueles que não são publicados de imediato ficam em um ‘banco de dados’, ou seja, reservados para futuras publicações”, destacou.
Araújo ressaltou que a novidade para a 3ª edição é que a publicação também poderá contar com trabalhos que foram apresentados no evento Londrina Mais Gente, realizado de 20 a 22 de outubro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, reunindo mais de 20 mil pessoas. “Muitos trabalhos de excelência foram apresentados nos estandes durante o evento, os quais podem ganhar as páginas da REDE. Concomitante à 3ª edição, será realizada uma edição especial reunindo apenas materiais do Londrina Mais. Serão recebidos textos curtos que descrevam estes trabalhos feitos pelas unidades escolares, seguidos de uma imagem do estande. O prazo de envio será até o dia 11 de novembro”, contou.
Ainda de acordo com a professora, a revista é uma forma de destacar aquilo que é produzido pela rede municipal, além de um registro histórico. “Outros fatores positivos são que os materiais divulgados servem de subsídio para a formação continuada que ocorre nas unidades escolares, também incentivando o estudo dos conteúdos nas práticas pedagógicas. Temos a intenção de estimular nossos professores a serem pesquisadores, pois os trabalhos envolvem a articulação entre teoria e prática. Isso significa um caminho para elevar ainda mais o conhecimento científico e a divulgação de práticas exitosas”, concluiu.
As edições anteriores da Revista REDE, todas também digitais, podem ser acessadas no site, sendo que a primeira foi publicada em outubro de 2021 e, a segunda, em agosto de 2022.