Cidade

Literatura na Biblioteca discute “Melhores Poemas”, de Fernando Pessoa

Projeto retorna ao prédio da Biblioteca Pública Municipal na próxima segunda-feira (7)

Nesta segunda-feira (7), o projeto “Literatura na Biblioteca” voltará a ser realizado na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, que fica na avenida Rio de Janeiro, 413, no Centro. Para este encontro, marcado para as 18h30, o livro debatido será “Melhores Poemas”, de Fernando Pessoa, presente na lista de leitura do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – a entrada é gratuita. O palestrante do próximo encontro será o professor e bolsista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Felipe Frasson.

Segundo o técnico de gestão da Biblioteca Pública, Guilherme Yung Wing Li, o projeto despertou bastante interesse entre os vestibulandos, gerando uma média de 40 participantes por encontro. “As palestras e debates têm sido bastante produtivas. Os vestibulandos tem comparecido em todos os encontros e, apesar das intercorrências em virtude da reforma da biblioteca, o nível de frequência e de atenção ao que estava sendo debatido não diminuiu. Então, todos os nossos objetivos estão sendo atingidos”, comentou. O “Literatura na Biblioteca” acontece desde 2017, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, realizado por meio da Diretoria de Bibliotecas Públicas de Londrina, em parceria com o PPGL da UEL.

Para o professor de língua portuguesa, Felipe Frasson, durante a palestra será possível conhecer um pouco mais sobre esta obra de antologia poética. “Fernando Pessoa é um grande escritor português e, através deste livro, pode-se conhecer quais foram as direções gerais da sua poesia. A obra de Pessoa pode ser muito caótica e dispersa, mas o ‘Melhores Poemas’ vem justamente colocar um pouco de ordem, separando os poemas nos chamados heterônimos e ortônimo. Ler Alberto Caeiro não é ler Ricardo Reis, ler Álvaro de Campos não é ler Fernando Pessoa (ortônimo), e assim por diante.”, concluiu o professor.

Cronograma – Os livros pedidos no Vestibular da UEL para o biênio 2023/2024, que já foram discutidos no “Literatura na Biblioteca”, foram: Contos Novos, de Mário de Andrade; Cartas Chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga; O Rei da Vela, de Oswald de Andrade; Histórias que os jornais não contam, de Moacyr Scliar; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; e Niketche: Uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane.

Depois de “Melhores Poemas”, de Fernando Pessoa, os próximos livros a serem debatidos, bem como as datas programadas para as reuniões e os palestrantes, serão:

– 21/11 – Torto Arado, de Itamar Vieira Junior (palestrantes: Gabriel Camilo e Jefferson Ruiz)

– 05/12 – Chove Sobre a Minha Infância, de Miguel Sanches Neto (palestrante: Fernando Leite)

– 12/12 – O Seminarista, de Bernardo Guimarães (palestrante: André Alcântara)

Texto: Ana Almeida, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos